Ícone do site Tribuna de Minas

Para cientista político, pesquisa do Datafolha mostra descompasso dos políticos com as ruas

Painel
PUBLICIDADE

A pesquisa do Datafolha apontando que 58% do eleitorado quer a manutenção da possibilidade de recondução ao cargo, ante 41% que preferem vê-la proibida, é um recado ao Congresso Nacional – especialmente ao Senado – que tem apresentado propostas no sentido de impedir a renovação do mandato Executivo. Um dos líderes desse movimento é o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que sustenta seu ponto de vista sob o argumento de que a reeleição é o mal na raiz dos problemas da política brasileira atual. Na sua visão, os governantes já começam seus mandatos de olho na extensão dele.

Para o cientista político Paulo Roberto Figueira, a pesquisa Datafolha mostra um descompasso entre a percepção majoritária da opinião pública e a posição das lideranças políticas. Na sua avaliação a se julgar pelas falas públicas de parte da elite do Congresso, esse descompasso não facilita o caminho do Legislativo, mesmo com lideranças importantes defendendo o fim da reeleição. “Há uma constatação que talvez essa proposta não tenha aprovação majoritária na sociedade”, advertiu.

O Datafolha também constatou que os jovens dão pleno respaldo à reeleição: 71% consideram o direito a um novo mandato positivo. Por sua vez, 47% dos mais velhos defendem o fim da reeleição. “São defensores da reeleição os menos instruídos (61%) e os mais ricos (62%). Não há discrepâncias regionais relevantes na avaliação”, sinalizou a pesquisa, de acordo com publicação do jornal “Folha de São Paulo”.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile