Ícone do site Tribuna de Minas

Pré-candidato da Rede Sustentabilidade prevê a repetição da polaridade entre PT e PSDB em Minas

Centro-esquerda

PUBLICIDADE

Em entrevista para o programa Pequeno Expediente, da Rádio CBN/JF, que vai ao ar nesta quinta-feira, às 11h05, o pré-candidato ao Governo de Minas pela Rede Sustentabilidade, João Batista Mares Guia, falou do impacto da pré-candidatura do senador Antonio Anastasia (PSDB) na disputa eleitoral no estado. Ele, que se coloca como um candidato de centro-esquerda e uma alternativa às demais forças políticas da disputa, prevê a repetição da polaridade entre PT e PSDB em Minas. João Batista não poupou críticas ao governador Fernando Pimentel (PT) e ao tucano, que governou Minas na gestão 2010-2014, pela atual situação fiscal de Minas.

Déficit fiscal

Para João Batista, Anastasia é o maior responsável pela difícil situação fiscal de Minas. Nesse ponto, diz concordar com as críticas do governador Fernando Pimentel, que reclama ter recebido como herança do tucano o Estado totalmente endividado. Por outro lado, afirma que o petista “não está fazendo o dever de casa”, sem enfrentar o problema fiscal com racionalização da máquina e evitar todos os excessos de gastos. João Batista, que é sociólogo, professor e já ocupou a cadeira de secretário de Educação no Governo de Eduardo Azeredo, propõe fazer uma reforma fiscal e enxugar gorduras para atingir o equilíbrio fiscal.

Inserção no trabalho

Está pronto para ser votado na Assembleia Legislativa projeto de lei que obriga empresas prestadoras de serviços a órgãos e entidades do estado de Minas a contratarem em 1% dos cargos pessoas com Síndrome de Down. Parecer favorável à proposta foi garantido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência nessa terça-feira (20). Trata-se do incentivo à contratação de pessoas com deficiência, especialmente as com maior dificuldade de inserção no campo do trabalho.

PUBLICIDADE

Proteção

O prefeito Bruno Siqueira assina hoje, em seu gabinete, decreto que regulamenta a Lei de Pagamento por Serviços Ambientais. A nova norma pretende estimular os produtores rurais de Juiz de Fora a cuidarem dos recursos hídricos e da biodiversidade. Na mesma solenidade, também será lançado o Programa Produtor de Água, que irá estimular ações voltadas para a recuperação e a proteção das nascentes e dos cursos de água. O projeto abrangerá, inicialmente, a bacia de contribuição do manancial de abastecimento da Represa Doutor João Penido. Futuramente, a iniciativa poderá abranger a bacia do Ribeirão Espírito Santo.

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile