Ícone do site Tribuna de Minas

Novo líder do PSB define metas para legenda

Clima tenso

PUBLICIDADE

Novo líder do PSB na Câmara Federal, após destituir a deputada Tereza Cristina (MS) na última quarta-feira, o deputado Júlio Delgado vai direcionar a bancada socialista para oposição ao Governo Temer sem dissidência. Na quinta-feira, um dia após assumir o posto, ele destacou que já está confirmada para a semana que vem uma reunião do diretório nacional para tratar da exclusão dos parlamentares que têm votado com o Governo, a começar pelo ministro Raul Jungmann. Também na lista estão a deputada Tereza Cristina e os deputados Danilo Forte e Fábio Garcia, que Júlio substituiu na Comissão de Constituição e Justiça durante a votação do parecer do deputado Bonifácio Andrada (PSDB-MG). Os três votariam com o relator.

Monitorando

Mas as demandas do novo líder não se restringem a Brasília. Ele também acompanha as discussões preliminares em torno da sucessão estadual e monitora, especialmente, as ações do ex-prefeito Marcio Lacerda, virtual candidato do partido ao Governo de Minas. Júlio destaca que, se houver algum tipo de acordo, Lacerda terá que discutir antes com o partido, pois há clara rejeição a algumas alianças.

Decreto

Por conta da decisão do Governo de dar ao ministro do Trabalho plenos poderes para tratar do trabalho escravo no país, e a consequente redução dos níveis de fiscalização, a deputada Margarida Salomão apresentou decreto legislativo para sustar a portaria 1.123/2017, que reduz as condições de combate a essa prática. A medida questiona a validade da portaria, pois, no entendimento da parlamentar, o Congresso teria que ser ouvido antes dessa decisão.

PUBLICIDADE

Conferência estadual

O PCdoB de Juiz de Fora deverá enviar uma delegação de 20 filiados para a conferência estadual do partido, sábado e domingo, em Belo Horizonte. O ex-deputado Wadson Ribeiro, atual ouvidor geral do estado, deverá ter seu mandato renovado à frente do diretório estadual, enquanto Fernando Eleotério, presidente do partido na cidade, provavelmente será reconduzido à comissão política estadual. Os comunistas devem reafirmar, também, a proposta de lançar a deputada Jô Moraes como candidata ao Senado em 2018

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile