O 35º Encontro de Municípios, que começou na terça-feira em Belo Horizonte e termina nesta quarta-feira, embora tenha como tema “Cidades: é aqui que eu vivo! O município é de todos”, enfatizando a importância da gestão municipal para o cidadão, vai servir de espaço para cobrar aos pré-candidatos à Presidência da República e ao Governo de Minas um compromisso formal com as demandas das prefeituras. De acordo com o presidente da Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda, prefeito de Moema, e que é também vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios, os políticos terão que se compromissar com os municípios, hoje plenamente dependentes de repasses dos estados e da União. Até a abertura, tinham confirmado presença os presidenciáveis Álvaro Dias (Podemos), Paulo Rabello de Castro (PSC), Ciro Gomes (PDT), Guilherme Afif (PSD), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede) e Henrique Meirelles (MDB). Seria lida uma carta enviada por Lula com suas propostas, já que o ex-presidente encontra-se preso em Curitiba, por ter sido condenado a 12 anos na operação Lava Jato. Irritado com o formato e algumas perguntas, Ciro Gomes deixou o evento antes do fim.
Para o Governo
Nesta quarta-feira, será a vez dos pré-candidatos a governador, repetindo a fórmula utilizada em Tiradentes, na última sexta-feira, quando vários desses personagens falaram para empresários reunidos no Conexão Empresarial. Já tinham confirmado presença os pré-candidatos Antonio Anastasia (PSDB), Marcio Lacerda (PSB), Rodrigo Pacheco (MDB), Dirlene Marques (PSOL), Romeu Zema (Partido Novo), Antônio Andrade (MDB) e João Batista dos Mares Guia (Rede). O governador Fernando Pimentel não disse se vai ao encontro. Ele também se ausentou em Tiradentes.
Novo candidato
É fato que caberá às convenções definir os candidatos, mas a cada dia a lista de postulantes aumenta. Na última segunda-feira, durante reunião da Executiva Municipal do PSDB, ficou acertado que o conselheiro tutelar Laurindo Rodrigues será indicado pelo diretório para concorrer a uma vaga de deputado estadual. Como exerce função pública, ele tem poucos dias para se articular e formalizar a sua desincompatibilização. Ele pretende, ainda neste período, conversar com o prefeito Antônio Almas, que é do PSDB, com o presidente do diretório estadual, Domingos Sávio, e com o deputado Marcus Pestana, secretário nacional do partido.
Financiamento à cultura
O governador Fernando Pimentel, por meio de decreto publicado no Diário Oficial dessa terça-feira (19), regulamentou o Sistema de Financiamento à Cultura, que visa a ampliar e descentralizar os recursos destinados ao segmento cultural, por meio da gestão do Fundo Estadual de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O decreto determina que os projetos inscritos na Lei de Incentivo em 2017 que não conseguiram realizar a captação ganham mais tempo para viabilizar esses patrocínios. A captação fica prorrogada para o final de 2018. O decreto definiu, ainda, que projetos realizados no interior de Minas terão contrapartidas 50% menores daquelas ações executadas na capital.