Ícone do site Tribuna de Minas

Painel 20-01-17

PUBLICIDADE

Surpresa na lista

O prefeito Bruno Siqueira deve receber, ainda nesta sexta (20), a lista tríplice, elaborada pelo Conselho dos Amigos do Museu, para escolher o novo diretor do Museu Mariano Procópio. Em uma votação de resultado surpreendente, foram indicados Antônio Carlos Duarte – que já dirigiu a instituição -, Maria Lúcia Ludolf de Mello e Maria Clara Cirne. A votação foi secreta. Havia expectativa de aprovação, para o Conselho, do nome do ex-vice-prefeito Sérgio Rodrigues, mas ele não obteve a votação suficiente para a indicação. Sem participação no Conselho, sua eventual inclusão na lista tríplice ficou inviabilizada.

Articulações

PUBLICIDADE

Nos bastidores foi exatamente essa a estratégia colocada em ação. Vários conselheiros lembraram que não tinham nada contra Sérgio, por quem, aliás, manifestaram admiração, mas consideraram que a indicação no mesmo dia da escolha da lista tríplice soaria como um processo em que o resultado já era previsível. Muitos dos conselheiros são notoriamente eleitores do prefeito Bruno Siqueira, por quem também nutrem respeito. A forma como o caso teria sido conduzido é que acabou comprometendo o processo.

PUBLICIDADE

Serenidade

O prefeito teria recebido o resultado com naturalidade, pois escolhas e eleições fazem parte do jogo político. Não se sabe, porém, qual a sua preferência, uma vez que todos os indicados têm conhecimento de causa para dirigir o Museu.

PUBLICIDADE

De Juiz de Fora

A Assembleia Legislativa contará com dois novos deputados a partir de fevereiro. Tony Carlos, do PMDB, é jornalista e empresário e vai ocupar a vaga do deputado Sávio Souza Cruz, que assumiu a pasta da Secretaria de Estado da Saúde. Já o Coronel Piccinini, do PSB, entra no lugar de Wander Borges, que foi eleito prefeito em Sabará. Coronel Piccinini é natural de Juiz de Fora e formado em direito pela UFJF. Ele já exerceu o cargo de vereador em Belo Horizonte.

PUBLICIDADE

Mulher nas escolas

A vereadora Ana do Padre Frederico (PMDB), que é presidente da Comissão de Direitos da Mulher, apresentou projeto de lei com o objetivo de trazer a discussão da violência contra mulher para dentro da rede pública municipal. A proposta é incluir no plano de estudos das escolas do ensino fundamental a Lei 11.340/2006, a Lei Maria da Penha. A vereadora quer promover uma reflexão sobre a importância da cultura de paz e não violência contra a mulher, informando direitos e sanções previstas para quem pratica atos de violência.

Guarda Municipal

PUBLICIDADE

A Prefeitura autorizou, por decreto publicado esta semana, o uso do abono fardamento pago aos servidores integrantes da Guarda Municipal para aquisição de itens de proteção individual ou equipamentos de segurança, como tonfa, algema, lanterna, placas de proteção balística e porta spray incapacitante. Desde dezembro, a Guarda Municipal está autorizada a utilizar armas não letais na cidade, incluindo pistolas de choque e lançadores de balas de borracha.

Passe livre

Outro projeto de lei apresentado na Câmara pretende regulamentar o passe livre para as pessoas com deficiência. Pela proposta do vereador Antônio Aguiar (PMDB), o benefício será concedido mediante comprovação, através de laudo médico emitido por especialista do SUS, em formulário próprio fornecido pelo Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência e Direitos Humanos. Além das deficiências física, auditiva, visual, intelectual e múltipla, a matéria pretende beneficiar pessoas com autismo, visão monocular, nanismo e ostomia.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile