Deputado estadual reeleito para o seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Charles Santos foi entrevistado nesta quinta-feira (19) pela Rádio Transamérica. Durante a conversa, o parlamentar sinalizou que seu partido, o Republicanos, deve apoiar deputado Roberto Andrade (Patriota), líder da base de apoio do governo de Romeu Zema (Novo), na eleição para a Presidência da ALMG, que acontece no dia 1º de fevereiro. Até aqui, Andrade surge como o candidato de Zema na disputa, enquanto Tadeu Martins Leite (MDB) surge como uma opção para a oposição e os independentes.
Base de Zema
Aliás, segundo Charles Santos, o apoio de Zema deve ser o fator crucial para a definição do Republicanos, uma vez que a sigla pode incorporar a base de apoio do governador reeleito. “Nós pensamos o seguinte: não dá para você ser do time do quanto pior, melhor. Há quem levante essa bandeira, mas não é caso do Republicanos. Nós somos um partido independente, que procura atender o interesse da população. Então, na nossa linha de análise, o melhor a se fazer hoje é dar condições para que o governador aplique as políticas públicas que a população precisa”, disse o deputado.
Sem pretensões
Charles Santos ainda foi perguntado sobre qual papel o Republicanos pode desempenhar nas eleições municipais de 2024, quando a cadeira de prefeito estará em jogo. “Eu, particularmente, não tenho pretensões.” Segundo ele, o foco está na formação de uma bancada forte na assembleia. Contudo, disse estar sempre à disposição do partido e que não se furtará a qualquer chamado. “O futuro a Deus pertence”, sentenciou. Vale lembrar que, em 2020, o Republicanos teve um bom desempenho nas urnas na corrida pela PJF, fechando a disputa na terceira posição com a candidatura da delegada Ione Barbosa, que, hoje, é deputada eleita pelo Avante.
Sem definição
Aliás, as discussões em torno da eleição da Presidência da ALMG têm movimentado os partidos nas primeiras semanas de janeiro. Nesta quinta, a bancada do PL se reuniu em busca de uma definição sobre qual caminho deve seguir entre as opções colocadas até aqui. Porém, o martelo ainda não foi batido. Há pressões diversas, inclusive do diretório nacional, que pede apoio ao candidato de Zema, o deputado Roberto Andrade, como contrapartida ao apoio do governador ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno das eleições presidenciais. Segundo o jornal O Tempo, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, tenta agir para garantir a adesão dos parlamentares da sigla ao projeto de Andrade. Com nove deputados, o sigla é vista como fiel da balança no pleito.