Ícone do site Tribuna de Minas

Coluna 18 07:00:00-08-2012

PUBLICIDADE

DUELO PARTIDÁRIO

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) elaborou uma pesquisa inédita avaliando o perfil das eleições municipais em todo o país. Em outras amostragens já foi possível verificar o perfil dos candidatos, mas desta vez o viés é partidário. A disputa pelas prefeituras está polarizada entre duas candidaturas em 2.850 municípios, significando 51,15% do total. Os dados foram levantados no banco de informações do Tribunal Superior Eleitoral. Nestes municípios, residem 35 milhões de pessoas – 18,5% da população – e estarão em disputa os votos de 27,1 milhões de eleitores. A CNM separou, ainda, os partidos políticos por aqueles que fazem parte da base de sustentação ao Governo federal, os que fazem oposição e os partidos que se declaram independentes. O resultado é que partidos da base duelam em 45,3% dos municípios. Oposição e governistas medem força em 27,9%, enquanto governistas disputando contra independentes chegam a 17,7%. O levantamento é passível de pequena distorção, pois foi realizado com base em candidaturas já oficializadas, mas há casos pendentes na Justiça que dependem de sentença de mérito da Justiça Eleitoral.

PUBLICIDADE

Enfrentamentos

A Confederação Nacional dos Municípios fez ainda um outro cruzamento de dados. Desta vez para aferir os seis maiores duelos – são 837 -, envolvendo os partidos PMDB, PP, PSDB, PSD, PT e DEM. Todos estes, com exceção do PSD, são partidos tradicionais e já com estrutura organizada, mostrando a boa capilaridade dos grandes partidos. Nos duelos, o PMDB enfrenta o PP em 180 das grandes e médias cidades. PMDB contra o PSDB ocorre em 175. PMDB versus PSD, em 149. PMDB contra o PT em 142. PMDB e DEM disputam em 86, enquanto PT e PSDB medem força em 105 municípios.

PUBLICIDADE

Na propaganda

Como já era esperado, os candidatos gostaram dos números do Ibope, mas lembraram que a campanha está apenas começando. Para os dirigentes, a partir da entrada da propaganda eleitoral, programada para terça-feira, haverá espaço para apresentação das propostas. Durante um mês e meio, os candidatos à Câmara e à Prefeitura terão a oportunidade de se mostrar, deixando para a segunda rodada de pesquisa uma avaliação mais consistente do cenário que deve chegar às urnas de outubro.

PUBLICIDADE

Flanelinhas

Ante um debate que não tem solução à vista, os vereadores Roberto Cupolillo (PT) e José Sóter Figueirôa (PMDB), apresentaram ontem, na Câmara, projeto de lei disciplinando a atividade dos guardadores de carros em Juiz de Fora. O projeto veda, de imediato, o exercício da atividade de flanelinha. Estes devem ser cadastrados e encaminhados para programas de inclusão social. Eles utilizaram dados do diagnóstico realizado pela Secretaria de Assistência Social, que usou uma amostragem de 61 guardadores. 38% têm renda abaixo de R$ 140,75.

PUBLICIDADE

Pelos palanques

O senador Aécio Neves está fechando sua agenda eleitoral com a previsão de visitar as 20 maiores cidades de Minas – entre elas, Juiz de Fora – para defender a candidatura a prefeito de seus aliados. Ele poderia andar mais pelo estado, mas vai reservar uns dias para participar da campanha especialmente nas capitais. Como potencial candidato à presidência da República, não pode abrir mão de capitalizar apoio prévio dos futuros prefeitos. Afinal,vários destes aliados estarão à frente de prefeituras quando a campanha presidencial estiver em curso. Aécio sabe que uma mão lava a outra.

Sair da versão mobile