Ícone do site Tribuna de Minas

Mineiros aprovam os cem primeiros dias dos governos Lula e Zema, diz pesquisa Quaest

Painel
PUBLICIDADE

Cem dias após a posse, o presidente Lula e o governador Romeu Zema estão bem na fita com os mineiros. Em nova pesquisa, a Genial/Quaest avaliou a performance dos dois dirigentes entre os dias 14 e 16 deste mês, com 1.507 entrevistas, estabelecendo uma margem de erro de apenas 2,5 pontos percentuais para cima ou para baixo. Indagados sobre a aprovação do presidente, 52% disseram que sim, enquanto 38% desaprovaram. Entre os que não responderam ou não souberam estão 10% dos pesquisados.

Os pesquisadores também quiseram saber qual a avaliação do presidente Lula. Ela é considerada positiva por 35%; regular, 26%; negativa 29%, enquanto 10% não souberam ou não responderam. De acordo com o cientista político Felipe Nunes, coordenador da pesquisa, “os resultados são bons, especialmente, quando comparamos com o resultado das urnas Lula teve 38% do total dos eleitores mineiros (aproximadamente 16 milhões), ou seja, o governo tem 14 pontos percentuais a mais de aprovação do que ele teve nas urnas.

O desempenho do governador Romeu Zema é melhor ainda. Ele tem a aprovação de 59%, enquanto 32% desaprovam seu governo. Apenas 9% não souberam ou não quiseram responder. Quando se trata de avaliação do mandato, Zema é visto de forma positiva por 41% dos mineiros; 30% acham regular e apenas 19% acham a gestão negativa. Não souberam ou não responderam, apenas 9%.

PUBLICIDADE

Para o professor Felipe Nunes, Zema tem quase 60% de aprovação, enquanto teve 37% nas eleições de 2022. “O que chama ainda mais atenção no caso de Zema é o grau de força que o governador tem entre os diversos grupos sociais. Mesmo sendo mais aprovado entre homens, entre a população mais madura e com renda mais alta, Zema mostra força em todos os setores. No bolsonarismo, ele é quase unanimidade: são quase 80% de aprovação deste grupo em Minas”.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile