COM A PREFERÊNCIA
Sem candidatura própria em Belo Horizonte, o PMDB está jogando suas fichas na candidatura do deputado Bruno Siqueira em Juiz de Fora. Ele foi convidado pela direção nacional do partido a falar ontem em nome de todos os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, no Encontro do PMDB Municipalista, com a presença de dirigentes nacionais. Em entrevista, o presidente do diretório nacional, senador Valdir Raupp, disse que a candidatura de Bruno está muito bem posicionada. Juiz de Fora é uma cidade histórica, berço do presidente Itamar Franco. Vejo o Bruno alçando voos mais altos posteriormente. Os peemedebistas fizeram um encontro de avaliação e de ações conjuntas para a campanha. Ao todo, são 286 candidatos a prefeito e 276 concorrentes a vice-prefeito em Minas Gerais. No Brasil, o partido vai concorrer em mais de 4.100 cidades (compondo chapa de prefeito e vice-prefeito). A estratégia da reunião realizada em Belo Horizonte era também unificar o discurso, além de dar aos candidatos informações para utilização no período de campanha.
À disposição
O vice-presidente da República, Michel Temer, melhorou seu relacionamento com a presidente Dilma Rousseff, mas não vai abrir mão de promover o projeto de crescimento do PMDB. Para tanto, ele já comunicou aos diretórios que está à disposição dos candidatos a prefeito para gravações e até visitas aos municípios, para participar da campanha. O senador Valdir Raupp, na visita de ontem a Belo Horizonte, quando presidiu o Encontro do PMDB Municipalista, deu o recado a vários dirigentes para uso da imagem e dos discursos de Temer.
Fusões
O presidente do PMDB acrescentou um elemento novo nas conversações políticas, mas sem o viés eleitoral com vistas ao pleito de outubro. Trata-se da fusão de diversas legendas ao PMDB. Estamos conversando com uns três ou quatro partidos, antecipou.Valdir Raupp evitou nomes, mas entre eles estaria o próprio DEM, bastante fragilizado após a criação do PSD do prefeito paulistano Gilberto Kassab e cada vez mais distante do PSDB, seu principal aliado em várias jornadas. Em São Paulo, é o PSD quem apoia a candidatura do tucano José Serra a prefeito.
Contra Kassab
O juiz-diretor do Foro Eleitoral de Belo Horizonte, Rogério Alves Coutinho, decidiu aceitar pedido dos dissidentes do PSD e suspendeu os efeitos da intervenção decretada pelo diretório nacional na comissão provisória municipal. O magistrado determinou a suspensão da decisão da comissão interventora de celebrar coligação majoritária com o PT. O pedido de liminar em ação cautelar foi feito pelo secretário de Gestão Metropolitana de Minas, Alexandre Silveira, um dos inconformados com a decisão monocrática de Gilberto Kassab.
Mais em MG
O senador Aécio Neves está revendo sua agenda e deverá passar mais tempo no estado, principalmente em Belo Horizonte, para dedicar-se à campanha de reeleição do prefeito Márcio Lacerda. Aécio foi alertado para a nacionalização da campanha, obrigando-o a reduzir suas viagens aos outros estados. O PSDB de Juiz de Fora também conta com sua visita ao curso da campanha, para reforçar o projeto de reeleição do prefeito Custódio Mattos. O senador e o governador Antonio Anastasia devem retomar suas agendas de viagens aos municípios onde os tucanos têm candidatura própria.
