Mais eleitores
Um levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revelou que, dos 5.570 municípios brasileiros, 231 cidades têm mais eleitores do que habitantes, tendo Minas Gerais o maior número de localidades nesta situação. De acordo com o levantamento, o estado tem 75 cidades em que tal condição é observada. Aqui, na Zona da Mata, esta característica se explicita na vizinha Maripá. Para consolidar os dados, de acordo com a Agência de Notícias da Associação Mineira das Emissoras de Rádio e Televisão (Amirt), a CNM usou informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgadas em maio, e também a estimativa populacional elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2017.
Dano colateral
A greve dos caminhoneiros causou um prejuízo em torno de R$ 5 milhões às indústrias da Zona da Mata. A estimativa foi divulgada pelo presidente da Fiemg Regional, Aurélio Marangon, ao participar do “Pequeno Expediente”, da Rádio CBN Juiz de Fora, quando comentava as consequências da paralisação que afetou todo o país. Empossado há uma semana, Marangon também definiu algumas diretrizes da nova gestão e confirmou que, num ano de sucessão, os empresários pretendem ouvir todos os pré-candidatos a governador para conhecer as suas propostas para o setor.
Segurança pública
A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reúne nesta segunda-feira (18) para discutir a implementação e consolidação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e a necessidade da adoção de outras estratégias para incrementar a segurança pública no Estado. O debate ocorrerá em audiência pública agendada a partir de solicitação do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB). O Susp foi criado a partir de projeto de lei de autoria do Governo federal que resultou na Lei 13.675 de 11 de junho de 2018. O pré-candidato ao Governo de Minas Gerais, o senador Antonio Anastasia (PSDB), já confirmou presença no debate. O tucano foi o relator da proposição governista na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
Manual do candidato
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais lançou na última quinta-feira (14) um manual com orientações para as pessoas que pretendem lançar seus nomes nas urnas como candidatos nas eleições de outubro, quando os brasileiros escolherão presidente, vice-presidente, governadores, vice-governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Entre outros pontos, a cartilha detalha informações como requisitos para a participação no pleito, convenções, coligações, condições de elegibilidade, documentos para registro, julgamento dos pedidos e outros. O documento está disponível no site do próprio TRE. O prazo para que os interessados façam o pedido de registro de candidaturas perante a Justiça Eleitoral termina no dia 15 de agosto.