Ícone do site Tribuna de Minas

Pimentel lança programa + Oportunidades

Reforma capenga

PUBLICIDADE

Em meio ao debate jurídico mesclado com política que se estabeleceu no Congresso e nos tribunais, acentuado pela última denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, Câmara e Senado ainda não definiram qual reforma será entregue aos eleitores para o pleito do ano que vem. Pelo andar das discussões, o máximo possível será a cláusula de barreira e um teto para doações de pessoas físicas e autofinanciamento. A falta de consenso comprometeu a discussão, pois o grupo que queria discutir o fundo eleitoral não queria o distritão, e o grupo que defendia o distritão não topava o fundo eleitoral. O impasse parou as negociações. A deputada Margarida Salomão não acredita mais em mudanças substanciais. O fim das coligações pode até acontecer, mas para valer somente nas eleições municipais de 2020. Os partidos de menor porte, sob o risco de serem tirados do jogo, defenderam o adiamento por não terem tempo para formar chapas para o próximo pleito. A reclamação, ao que tudo indica, foi acolhida.

Coligação salva

A coligação é pedra de toque nas negociações por conta de suas consequências. Partidos como PT, PSDB e PMDB entendem que, se ela já tivesse sido extinta no pleito de 2014, suas representações na Câmara e nas Assembleias seriam bem mais expressivas. A coligação puxou vários deputados de legendas que, por si só, não conseguiram representação nos legislativos. Uma nova tentativa de acordo será feita na semana que começa, mas, diante das denúncias contra a cúpula do PMDB e o presidente Michel Temer, formuladas pela PGR, a reforma não deverá sofrer alterações.

Digital e criativa

O governador Fernando Pimentel lançou nessa sexta-feira (15) o programa + Oportunidades. Trata-se de um programa que visa gerar crescimento econômico e social por meio da inovação, da tecnologia e da economia digital e criativa. O projeto é uma iniciativa que envolve as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Desta forma, a meta é expandir para todo o estado o “ambiente de inovação já existente na capital, proporcionando novos espaços de fomento ao empreendedorismo e incentivando a geração de novas empresas, em todos os territórios de desenvolvimento”.

PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Sob o patrocínio do partido Rede Sustentabilidade, filiados e simpatizantes, além de pessoas que se preocupam com o Rio Paraibuna, se encontrarão neste sábado (16), a partir das 9h30, às margens do rio, próximo à sede da Fiemg, no Bairro Industrial, para uma sessão de fotografias de seus pontos críticos. Em seguida, todos seguem para o Calçadão da Rua Halfeld para exposição das fotos tiradas mostrando a situação em que ora se encontra o Paraibuna. Em nota, a Rede destaca que o objetivo é alertar e conscientizar a população para os problemas socioambientais da cidade.

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile