Ícone do site Tribuna de Minas

Morre o deputado José Carlos Fagundes Neto

fagundes neto arquivo pessoal destacada
fagundes neto arquivo pessoal
Ex-deputado federal foi eleito pela primeira vez em novembro de 1978, pela antiga Aliança Renovadora Nacional (Foto: Arquivo Pessoal)
PUBLICIDADE

Morreu na madrugada desta terça-feira, aos 74 anos, o ex-deputado federal José Carlos Fagundes Neto. Eleito pela primeira vez em novembro de 1978, pela antiga Aliança Renovadora Nacional (Arena), fez parte da Comissão de Finanças da Câmara Federal e da Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar as causas das elevadas taxas de juros nos diversos setores do sistema financeiro. Com a extinção dos antigos partidos, migrou-se para o PDS, partido pelo qual foi reeleito em novembro de 1982. Embora fizesse parte de um partido que apoiava o Governo Militar, na histórica sessão de 25 de abril de 1984 votou a favor da Emenda Dante Oliveira, que propunha o restabelecimento das eleições diretas para presidente da República.

Da base do Governo, mas a favor das diretas

José Carlos era considerado um deputado operacional, tendo atuado em várias comissões e em ações para transferência de recursos para a cidade. Ele teve participação direta na captação de verbas para construção do Mergulhão, inaugurado em novembro de 1982. Depois de dois mandatos, decidiu não se candidatar à reeleição. Tornou-se supervisor da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, cargo em que permaneceu até fevereiro de 1999. Era casado com a professora Maria Isabel Resende Fagundes Neto e pai de Marcos Vinícius e Débora Fagundes Netto. Há anos vinha sofrendo as consequências de um AVC agravada pelo diabetes. Seu corpo será sepultado no Parque da Saudade.

Sair da versão mobile