Meta para 2018
No evento do PMDB, ontem em Belo Horizonte, com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer, ficou clara a meta da legenda de independência, sobretudo em relação a 2018. Os discursos, principalmente de Temer, foram no caminho da candidatura própria na disputa presidencial tendo ele ou não como candidato. Para o prefeito Bruno Siqueira, que esteve na solenidade, a unidade do PMDB mineiro também foi uma das questões mais visíveis, sob a coordenação do vice-governador Antônio Andrade. “Foi reforçada a tese de eleger candidatos na maioria dos municípios, e para isso temos que estar afinados, o que já é um fato em Minas”, enfatizou. Embora o partido tenha o vice-presidente e faça parte da base, o Governo da presidente Dilma foi duramente criticado, mas o mais enfático foi o ex-governador Newton Cardoso, que não mediu adjetivos para classificar a gestão petista.
Tem dono
Muitos pretendentes tanto à Câmara Municipal quanto à Prefeitura devem ficar atentos às conversas que se desenvolvem especialmente em Belo Horizonte. É nos diretórios estaduais, e, em alguns casos, no nacional, que as principais questões são resolvidas. Há casos de acordos firmados na base que não têm a garantia do diretório estadual, colocando em risco políticos que já estão em plena articulação, mas ainda sem a certeza do que está sendo discutido em outras instâncias. Entre as legendas de menor porte, nas quais há praticamente donos, essa possibilidade é recorrente.
Parlamento
O “Parlamento jovem”, projeto de formação política elaborado pela Assembleia em parceria com as câmaras municipais e a PUC Minas, irá aumentar o número de municípios envolvidos nas discussões. Serão mais 11 cidades que ingressarão no debate deste ano em torno da mobilidade urbana. Essas regiões se juntam às 36 – entre elas Juiz de Fora – que já estiveram na edição de 2015. As 47 cidades serão organizadas em 12 polos regionais. O evento deste ano foi organizado nos subtemas “Mobilidade: participação e controle social”; “Trânsito e transporte” e “Mobilidade e estrutura”.
Protesto profissional
Com presença garantida no protesto de prefeitos, hoje em Brasília, o presidente da Associação Mineira de Municípios, Antônio Júlio, prefeito de Pará de Minas, voltou a chamar a atenção pelo tom de suas afirmações. Em entrevista à CBN Juiz de Fora, ele enfatizou que a manifestação só terá sucesso se contar com a presença de militantes profissionais, pois eles fazem protestos incisivos, partindo até para o enfrentamento. Para o prefeito, só com esse tipo de mobilização é possível chamar a atenção dos congressistas e do Governo e, sobretudo, da mídia, “pois esta só gosta de notícia ruim”. O evento na capital servirá de protesto contra a queda da arrecadação e, por consequência, dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios.