Ícone do site Tribuna de Minas

Efeitos do distritão

PUBLICIDADE

A implantação do distritão terá repercussões diretas na redução de candidatos e pode mexer até mesmo nas pretensões de alguns vereadores dispostos a buscar uma vaga na Assembleia Legislativa. Por serem de partidos de menor porte, os vereadores Adriano Miranda (PHS) e Aparecido Reis Miguel (Cido – PSB) não teriam a mesma dúvida que agora lhes acomete se fosse pelo voto proporcional, pelo qual a legenda tem forte influência nas candidaturas. Já o presidente da Câmara, Rodrigo Mattos, teria mais chances pelo esquema do mais votado, pois não dependeria, necessariamente, do esforço dos demais colegas de PSDB.

Não confiável

O acordo costurado pelo deputado Marcus Pestana, de voto no distritão, para as eleições de 2018, e a adoção do distrital misto a partir de 2020, como, aliás, prega o PSDB, foi rompido por dois parlamentares, que – juntos com o deputado juiz-forano – fazem parte da comissão especial. O resultado foi a reação dos demais partidos, que, agora, consideram que os tucanos não são confiáveis, pois estava tudo acertado. O próprio Pestana se surpreendeu e, por conta dessa “traição”, deixou a coordenação da bancada na comissão. A votação deve ocorrer nesta quarta-feira.

Treinamento

Todos os vereadores passarão por um treinamento, nesta terça-feira, a partir das 16h30, para se adaptarem ao modelo digital implantado na Câmara Municipal. Como as reuniões ordinárias começam nesta quarta-feira (16), a Mesa Diretora quer que todos já estejam adaptados às ferramentas que estarão à sua disposição. Em sua bancada, por exemplo, cada vereador terá um laptop, pelo qual poderá monitorar o curso de projetos e demais propostas. Além disso, a Câmara estará reduzindo o consumo de papel.

PUBLICIDADE

Ainda sem data

O PSDB ainda não repassou aos diretórios estaduais e municipais as possíveis datas para as convenções, que devem ser antecipadas em virtude de mudanças previstas no comando nacional. A única questão é a redução dos atuais mandatos, que não devem completar, sequer um ano, caso a antecipação seja confirmada. Mas não haveria problemas de nomes, já que a legenda está pacificada em JF. O entrevero com o deputado Lafayette Andrada foi superado na instância judicial, e o Tribunal de Justiça, há cerca de 20 dias, também deu sentença favorável à atual gestão.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile