Ícone do site Tribuna de Minas

Zona da Mata será tema de seminário; relatório de universidades será base para discussões

Painel
PUBLICIDADE

O deputado Luiz Fernando Farias (PSD-MG) deve receber, ainda esta semana, um estudo encomendado às universidades federais de Juiz de Fora, de Viçosa, de São João Del Rey e de Lavras, sobre a Zona da Mata e seu entorno. O propósito, segundo ele, é levantar as causas da desidratação econômica da região que saiu da posição de protagonista de Minas, como maior centro produtor de café e de leite e, posteriormente de malharias, e hoje só está à frente do Vale do Jequitinhonha. Vários seminários já foram realizados, mas o parlamentar entende que dados técnicos são fundamentais para implementar as discussões que devem ocorrer em Juiz de Fora, no dia 28, no Teatro Paschoal Carlos Magno, cedido pela Prefeitura.

Esse evento, que terá a parceria da Prefeitura e da Câmara Municipal, deve reunir de 150 a 200 prefeitos, pelas contas de Luiz Fernando, já que todos estão no mesmo barco. A ideia é convidar ministros do governo Lula e o próprio vice-presidente Geraldo Alckmin, seu colega de partido, para criar novas pontes com as instâncias federais. Serão convidados também representantes do setor empresarial, por serem eles os que mais conhecem o cenário da região. “Queremos ouvir a todos”, destacou.

A Prefeitura tem tratado o evento como um momento de grande relevância. A prefeita Margarida Salomão, a mais próxima do Governo Lula, articula diretamente com a instância política para definir a vinda de ministros. O presidente da Câmara Municipal, José Márcio Garotinho, também atua nas ações envolvendo seus colegas de câmaras municipais da região. Luiz Fernando espera contar Nãocescom a presença do presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, também seu correligionário.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile