Fica no PPS
O deputado estadual Antônio Jorge (PPS) desconsiderou informações veiculadas em jornais de Belo Horizonte de que estaria negociando seu retorno ao PSDB. As especulações que circulam na capital dão conta de que uma reunião entre o parlamentar e os senadores Aécio Neves (PSDB) e Antonio Anastasia (PSDB) poderia selar reingresso no ninho tucano. O deputado, no entanto, refutou tal possibilidade e se disse muito confortável nas fileiras do PPS. Ex-secretário de Estado de Saúde na gestão de Anastasia, ele reforça que conversas entre lideranças de diferentes partidos é normal no ambiente político. “Sempre vou manter conversas com Aécio e Anastasia.” Sobre uma possível aproximação entre as duas legendas de olho nas eleições municipais, e até mesmo uma candidatura à Prefeitura, Antônio Jorge afirmou que as conversas ocorrerão em seu tempo, por se tratar de uma “construção complexa”. Reforçou ainda seu compromisso com o mandato na ALMG, obtido com 93.034 votos distribuídos em cerca de 600 municípios.
Day after
Uma das principais lideranças do tucanato mineiro na Câmara federal, o deputado Marcus Pestana (PSDB) fez um balanço das manifestações anti-Dilma. Aos olhos do parlamentar, todos os caminhos levam à saída da presidente. Apesar de considerar que o cenário ideal seria aquele em que o afastamento ocorresse por iniciativa da própria petista – via renúncia ou uma coalizão que permitisse a antecipação da sucessão presidencial -, passa a apostar suas fichas no impeachment. “Acredito que poderemos eleger a comissão especial já na próxima semana, e, em até 60 dias, devemos ter condições de aprovar o impeachment.”
Despacho
O governador Fernando Pimentel assinou ontem despacho que prioriza a liberação de R$ 100 milhões – em linhas de financiamento do BDMG – para a reestruturação de hospitais filantrópicos. Em todo o estado, tais entidades são responsáveis por 50% dos atendimentos realizados pelo SUS. Também ontem, Pimentel entregou 155 veículos, entre os quais 17 ambulâncias, que serão utilizados para serviços de saúde. Diante de vários deputados estaduais, o petista ressaltou a relevância do programa de doação de veículos para a atenção à saúde. “Já alcançamos mais da metade das cidades mineiras. Essas entregas são fruto de emendas parlamentares.”
Data indefinida
Ainda não há uma definição sobre a data em que o professor Marcus David será empossado como novo reitor da UFJF. Segundo o próprio David, a expectativa de momento é de que a nomeação ocorra após a Semana Santa. Eleito para o cargo no último dia 5 de fevereiro, o futuro comandante dos destinos da instituição de ensino federal afirmou que a comissão de transição vem trabalhando com foco especial na coleta do maior número de informações e dados possíveis.
por renato salles
