O governador Fernando Pimentel, também ontem, instituiu uma força-tarefa que terá a missão de estudar formas alternativas para a disposição de rejeitos de mineração. Os resíduos da atividade minerária são normalmente contidos em grandes barragens, como as que romperam no município de Mariana. Minas tem 450. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Sávio Souza Cruz, “o caso de Mariana foi o quinto do tipo que aconteceu em Minas em cerca de uma década, o que torna evidente a necessidade de rever os processos. O governador, de forma sensível, entendeu que é hora de criarmos um novo paradigma para a disposição dos rejeitos e buscar novas tecnologias que sejam ambientalmente melhores”, destacou.
