A situação econômica do país provocou um fenômeno inédito, já apontado pela Tribuna: os candidatos a prefeito estão evitando colocar o nome na roda, preocupados com o cenário que vão encontrar no ano que vem e, sobretudo, após 2017, quando começa a nova legislatura. Em Juiz de Fora, há especulações, mas ninguém chegou e disse “sou candidato”, ao contrário de disputas anteriores, quando as apostas já estavam em curso. Mas até mesmo para quem está no cargo a situação não é confortável. Em entrevista ao jornalista Orion Teixeira, do jornal “Hoje em Dia”, o vice-governador Antônio Andrade traçou um cenário pessimista para os gestores. Segundo ele, dos atuais prefeitos, de 60% a 70% não conseguirão a reeleição diante da situação econômica. Somente 30% terão sucesso, mesmo assim, desde que tomem algumas providências, minimizando o desgaste.
