Ícone do site Tribuna de Minas

Vítima de parada respiratória morre o ex-vereador Júlio Gasparette

04.09.2014 12.09.28 h Centro 33
PUBLICIDADE

Vítima de uma parada respiratória, morreu, na manhã deste sábado, aos 71 anos, o ex-vereador e secretário de Esporte, Júlio Gasparette. Ele estava internado na Santa Casa, para uma cirurgia prevista para esta terça-feira. O prefeito Antônio Almas decretou luto municipal por três dias. Gasparette foi vereador de 2013 a 2016, tendo sido presidente da Câmara Municipal. Consternado, o prefeito Antônio Almas prestou condolências a familiares e amigos enlutados “pela irreparável perda e manifesta, em nome de toda administração municipal, o mais profundo pesar pelo falecimento de Gasparette, além de gratidão pelos anos de dedicação ao serviço público na cidade.”

Pelas redes sociais, a despedida do amigo

Além da nota oficial, o prefeito fez uma longa postagem em sua rede social. “Hoje é um dia de profunda tristeza. Perder um homem da grandeza de Júlio Gasparette é motivo de dor e sofrimento. Encontrar palavras para essa despedida é algo doloroso. Mas é necessário. Sobretudo para agradecer. Agradecer sua lealdade e companheirismo, seu empenho em lutar não apenas pela administração, mas pela cidade. Era emocionante ver seus olhos brilharem a cada conquista da Secretaria de Esporte e Lazer. Mais emocionante era ver como você amava aquela secretaria: ali era como se fosse seu lar e sua equipe era cuidada por você como se fosse sua família. Impossível esquecer seu carinho com as “doninhas” (grupo de terceira idade que fazia atividades pela secretaria), com os atletas do Paralímpico, com as crianças do “Bom de Bola”, enfim, com todos os milhares de atendidos mensalmente pelos projetos e ações da Secretaria, que você bravamente defendeu e honrosamente fez se tornar um espaço onde todos se sentiam felizes e valorizados. Você foi um grande homem, um companheiro íntegro, um pai amado e um marido zeloso. Era visceral, era apaixonado pelas coisas que acreditava e fazia de seu trabalho uma missão de vida. Júlio, você foi cedo demais. Ainda tinha projetos, ainda queria fazer muito mais pelo nosso esporte, pela nossa cidade. Sei da dor dos seus colegas de trabalho, mas sei que eles vão honrar a grande amizade que construíram contigo e vão continuar esse legado que você deixa para todos. Aos familiares, deixo meu pesar e meu profundo sentimento. E, a você, Júlio, deixo meu agradecimento sincero. Vá em paz e esteja certo de que, em mim, só deixa recordações de alguém que foi leal até o fim! Vamos continuar cuidando da Secretaria que você tanto amou ainda com mais zelo e coragem pra honrar seu amor por ela! Adeus, amigo!”

 

PUBLICIDADE

Presidente da Câmara lamenta morte de ex-vereador

 

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara Municipal Luiz Otávio Fernandes Coelho – Pardal (PSL) lamentou a morte de Júlio. “Perdemos um homem que fez muito pelo Legislativo de Juiz de Fora. Júlio sempre foi um político sério e comprometido com as causas sociais. Estimo força aos familiares”.

Em sua página na internet, a Câmara posta matéria traçando a trajetória do seu ex-presidente

“Júlio Gasparette foi Presidente do Legislativo Municipal por dois mandatos e esteve como vice-presidente por outros dois. Quando presidente, atuou com afinco à frente do Legislativo para executar um dos projetos mais importantes do Legislativo Municipal, a introdução da TV Câmara, para que a população juiz-forana tivesse uma maior aproximação da atuação dos parlamentares em um canal de televisão totalmente juiz-forano. A inauguração da JFTV Câmara aconteceu no dia 13 de novembro de 2014, ocasião em que Gasparette reforçou o compromisso da criação do veículo informativo: “Estamos democratizando as ações legislativas. Todos são bem vindos à Câmara, mas na impossibilidade, poderão acompanhar todas as atividades da Casa”. Gasparette assumiu também cargos importantes no Executivo, como a Secretaria de Urbanismo e a direção de Centros Regionais. Atuou como subsecretário de Fomento à Indústria, Comércio e Turismo.
Gasparette também atuou no incentivo à educação profissionalizante, ao esporte e lazer, à inclusão e à acessibilidade, bem como nas ações que incentivam a parceria público-privada a oferecer cursos profissionalizantes aos jovens e a absorvê-los no mercado de trabalho, além de trabalhar pelo incentivo da prática esportiva para todas as idades nos espaços públicos. Também por sua iniciativa, instituições de ensino públicas e privadas tiveram suas instalações adaptadas para receber estudantes portadores de necessidades especiais.
A obrigatoriedade de realização de Audiência Pública ao reajustar os valores das tarifas de transporte coletivo urbano e do serviço de táxi em Juiz de Fora foi também de iniciativa do ex-vereador. Júlio sempre demonstrou preocupação com a saúde e prevenção de doenças, tanto que a questão mereceu sua atenção em lei que proíbe a circulação de profissionais de saúde trajando jalecos, aventais e outros equipamentos de proteção individual fora do ambiente de trabalho.

PUBLICIDADE

Foi também autor da lei que obriga os Poderes Legislativo e Executivo a publicarem, em seus sites, dados de todos os contratos e convênios firmados, além de normas que garantem aos contribuintes o recebimento, no próprio carnê de IPTU, de informações sobre isenção do imposto e onde fazer o requerimento.

Em 2012, em nome da modernização da estrutura urbana, conseguiu a aprovação da lei de regularização de imóveis, que permite que os proprietários de edificações construídas, modificadas ou ampliadas sem autorização prévia da Prefeitura coloquem em dia sua documentação, situação fiscal e retirem a escritura, mediante taxas de multas acessíveis.

PUBLICIDADE

Sua vasta experiência na vida pública permitiu que sustentasse em todas as suas ações a proposta de trazer credibilidade, trabalho e desenvolvimento a Juiz de Fora. Assim, alinhou o desenvolvimento com a responsabilidade, mantendo o trabalho e o progresso equilibrados com o meio ambiente sustentável e a manutenção da qualidade de vida.
Os servidores da Câmara Municipal de Juiz de Fora manifestam pesar e lamentam a morte do ex-vereador, e prestam sua solidariedade aos familiares do ex-vereador Júlio Carlos Gasparette” termina a postagem.

Normas de isolamento impedem velório no Palácio Barbosa Lima

Casado com Solange, ele deixa três filhas; Adriana, Cristiane e Juliana; e dois netos, Lara e Matheus. O velório acontecerá no Cemitério Parque da Saudade a partir das 18h. O sepultamento está marcado às 11h deste domingo. A diretoria da Câmara manifestou interesse em realizar o velório no Palácio Barbosa Lima, no entanto, devido às determinações de isolamento social e obedecendo a critérios técnicos da OMS, a cerimônia não poderá acontecer na sede do Legislativo.

 

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile