Nova configuração
O Tribunal Regional Eleitoral, salvo alguma mudança de prazo, anuncia no dia 14 a homologação dos filiados que estão aptos a disputar as eleições de outubro, seja pela janela partidária, fechada no dia 19 de março, seja pelo prazo de seis meses antes do pleito, que terminou no dia 2 de abril. Confirmados os nomes, a Câmara Municipal reabre o seu período de sessões ordinárias com uma nova configuração. O PMDB já não é mais o partido com maior número de vereadores, apesar de continuar com três representantes – Julio Gasparette, Ana Rossignoli e Antônio Aguiar. Ele cedeu a vaga ao PSC, agora com quatro: André Mariano, José Emanuel, Oliveira Tresse e Vagner Oliveira. Também com três vereadores está o PTC de Newton Militão, José Fiorilo e Luiz Otávio Coelho (Pardal). Com dois vereadores estão o PT – Wanderson Castelar e Roberto Cupolillo (Betão) -, o PSB de Jucelio Maria, que ganhou a adesão de Aparecido Reis (Cido), e o PSDB de Rodrigo Mattos e José Laerte. Com um vereador estão o PV, com José Márcio, e o PTB , com Léo Oliveira.
Arquitetos
Chega nesta segunda-feira a Juiz de Fora a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas, Vera Carneiro de Araújo, que fará um périplo pela Zona da Mata para aproximar o conselho dos profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo da região. Ela vai aproveitar para realizar a coleta de dados biométricos, tirar dúvidas, fortalecer a presença da fiscalização local e tratar de atribuições dos arquitetos e urbanistas. Ela também fará palestra na Universidade Federal de Juiz de Fora e na Rede Doctum. No dia 12, ela segue para Muriaé.
Aeroportos
O ministro da Aviação, Mauro Lopes, recém-empossado no cargo, a despeito da resistência do PMDB, seu partido, convocou reunião com o secretário de Transportes de Minas, Murilo Valadares, e o diretor de Infraestrutura Aeroportuária, Marco Migliorini, para discutir o potencial dos aeroportos de pequeno e médio porte e dar celeridade no encaminhamento de licenças ambientais. Há previsão de investimentos da ordem de R$ 815 milhões nos aeródromos mineiros, entre os quais estão o Itamar Franco (entre Goianá e Rio Novo) e o aeroporto de Juiz de Fora.
Vice ou cabeça de chapa?
Depois de uma semana de especulações, o empresário Aloísio Vasconcelos, presidente da Associação Comercial, confirmou sua filiação ao PSL, mas não antecipou sua opção no jogo político já em curso: pré-candidato a prefeito ou a vice. Na semana passada, as apostas eram de que também ingressaria no grupo que vai disputar com o prefeito Bruno Siqueira. Houve reações. Aloísio admitiu que foi procurado por várias lideranças, mas deixou o jogo aberto. O mais provável é que se coloque como um potencial candidato a vice-prefeito, mas ele não antecipou preferências, explicando que ouviu vários atores políticos para chegar à decisão de que, como candidato a prefeito ou a vice, seu nome está na roda.