Metas de Margarida
Segunda entrevistada na série realizada pela CBN em parceria com a Tribuna, a candidata Margarida Salomão (PT) reafirmou o que já vem dizendo nos palanques e no horário eleitoral: dará ênfase à saúde, destacando que vai concluir as obras do Hospital Regional, por ter experiência. “Sou a única que começou e concluiu um hospital”, referindo-se ao Hospital Universitário, construído e inaugurado durante sua gestão como reitora da UFJF. Nesta quinta-feira, quem será sabatinado será o candidato Noraldino Júnior (PSC), também no horário das 10h30 às 11h30. No dia 29, no Independência Trade, os candidatos irão participar de um debate com todos os sete postulantes, encerrando, também, a campanha eleitoral.
Comitê técnico
Foi instalado ontem na Assembleia Legislativa o Comitê de Representação do Fórum Técnico Plano Estadual de Educação, composto por 27 entidades que já integram o Fórum Estadual de Educação, além de instituições convidadas. A tarefa do comitê é analisar “criticamente” o documento final do fórum técnico e propor encaminhamento para 21 metas e 348 estratégias aprovadas na etapa final do evento, realizada em junho deste ano. Como documento final, será elaborado um relatório que receberá parecer específico da Comissão de Educação e Tecnologia da Assembleia.
Construção
Empresários da construção civil vão aproveitar o feriado para discutir, em Belo Horizonte, uma série de ações para o setor, sobretudo as parcerias público-privadas (PPPS), durante o Minascon, evento promovido pela Federação das Indústrias em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção e o Senai. O seminário terá palestras de especialistas, como os advogados Letícia Queiroz e Fernando Vernalha. Ela é consultora de direito público e infraestrutura, com ampla experiência em licitações e contratações públicas. Vernalha também é especializado em infraestrutura e ex-consultor do Ministério do Planejamento.
Eleições seguras
O Tribunal Regional Eleitoral instalou ontem o Gabinete Institucional de Segurança para as Eleições 2016, cujo objetivo é garantir a segurança das eleições em Minas, “cuidando das ações de prevenção e repressão de distúrbios e na apuração de crimes eleitorais”. De acordo com o presidente do TRE, desembargador Domingos Coelho, “as forças de segurança são um exemplo para o país, não tendo sido necessário, nas eleições recentes, qualquer pedido de envio de tropas federais para garantir a tranquilidade do pleito em Minas”. O comitê terá a participação de vários órgãos, como Tribunal, Procuradoria Regional Eleitoral, Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Corregedoria Regional Eleitoral.