Ícone do site Tribuna de Minas

Painel 07-02-2017

PUBLICIDADE

Acerto familiar

O ex-prefeito de Barbacena Toninho Andrada será candidato a deputado estadual. Ele próprio anunciou a decisão, após conversa com o patriarca da família, Bonifácio Andrada, no fim de semana. Com isso, a vaga na Câmara Federal será tentada por Lafayette Andrada, atual deputado estadual. Aliás, mesmo evitando polêmica com o irmão, desde o início, Lafayette vem tratando da possibilidade de ir para Brasília. Com isso, um possível impasse familiar estaria pacificado. Andradinha, por sua vez, pode até pensar no Senado, mas tal hipótese dependerá de acordos e do próprio tempo. Em 2018, ele estará com 87 anos.

Inteligência

PUBLICIDADE

Um dos muitos resultados da gestão do conselheiro Sebastião Helvécio na presidência do Tribunal de Contas do Estado sai do papel amanhã, quando será inaugurada, na sede do TCE, a Central Suricato de Fiscalização Integrada, Inteligência e Inovação. Num prédio de 3,7 mil metros quadrados será instalado um centro tecnológico para dar mais agilidade e integração dos dados, reforçando a prevenção e o combate à corrupção. Ele vai aprimorar a gestão pública e a efetividade da fiscalização, garante o Tribunal.

PUBLICIDADE

Transparência

O primeiro contato do visitante será por meio do “hall da interatividade”, no qual qualquer pessoa poderá ter acesso a informações do próprio TCE. O visitante também poderá avistar, através de uma parede de vidro, a sala de situação, local que abriga o núcleo de inteligência da instituição. Nele, segundo nota do próprio Tribunal, está o setor estratégico e de desenvolvimento da fiscalização. Por isso, o acesso é restrito. A sala de situação é inédita no país em sistema de controle.

PUBLICIDADE

Pelas mulheres

Na sua volta às atividades, a Câmara dos Deputados deve votar, ainda esta semana, projeto, elaborado pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Violência, criando o Fundo Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Ele receberá recursos do orçamento, de doações, de convênios e de seus rendimentos, para investir em políticas de combate à violência. Entre as que podem ser beneficiadas estão: assistência a vítimas; medidas pedagógicas e campanhas de prevenção, pesquisa e de participação de representantes oficiais em eventos que tratam do tema.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile