Fóruns regionais
O Governo do estado programou para o período de 23 de janeiro a 10 de fevereiro a eleição dos novos prefeitos e vereadores para os colegiados executivos dos Territórios de Desenvolvimento. A decisão foi tomada ontem durante a primeira reunião do ano dos secretários executivos dos Fóruns Regionais, sob a presidência do secretário de Governo, Odair Cunha, representando o governador Fernando Pimentel. Juiz de Fora foi uma das cidades visitadas, quando diversas demandas da região foram colocadas na agenda. Uma delas, talvez a principal, era a construção do Hospital Regional, pois atenderá não apenas Juiz de Fora mas todo o seu entorno.
Presidentes
Durante a reunião fechada para definir as comissões permanentes da Câmara e seus respectivos presidentes, numa delas estava acontecendo um impasse. Foi aí que prevaleceu o bom humor do vereador Luiz Octavio Pardal. Por sua sugestão, nenhuma comissão poderia funcionar com dois presidentes. Referia-se, na verdade, aos vereadores Kennedy e Obama, que replicam o nome de um ex e do atual presidente dos Estados Unidos. Ante risos, o impasse foi resolvido.
Indicações
O que preocupa os vereadores nos últimos dias são as indicações para os escalões da Prefeitura. Até agora, as nomeações não foram publicadas, e a maioria tem pressa em resolver as demandas de seus afilhados políticos. As listas, no entanto, só devem sair depois de uma comissão especial e o prefeito Bruno Siqueira avaliarem o perfil dos indicados. Pelas previsões, as primeiras nomeações devem sair já na semana que vem.
Sem polêmica
A Câmara ainda não tem matérias polêmicas em sua agenda. A única discussão ocorreu na quarta-feira, quando os vereadores rejeitaram uma moção de repúdio, patrocinada pelo vereador Charlles Evangelista, contra o governador Fernando Pimentel pelo uso indevido de um helicóptero do Governo para buscar seu filho em uma festa em Furnas. O texto foi rejeitado, mas o vereador, a despeito de só ter tido um voto de solidariedade, não foi desestimulado. Recomendaram que ele encaminhasse algum tipo de pedido de investigação diretamente ao Ministério Público. Ontem, ele não voltou ao tema.