Ícone do site Tribuna de Minas

Assinado contrato de concessão da BR-040 entre Juiz de Fora e BH

PUBLICIDADE

Tão logo derrubou a liminar pedida pela Via 040, que impedia a assinatura do contrato, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) assinou o contrato de concessão da BR-040, no trecho entre Juiz de Fora e Belo Horizonte, vencido pela EPR Via Mineira, que em até 30 dias poderá iniciar as obras no trecho.

Contrato de concessão prevê mais 164 quilômetros de pista dupla

Entre as melhoras previstas está a duplicação de quase 164 quilômetros; 42 quilômetros de faixas adicionais; 15 quilômetros de via; 34 correções de traçado; 14 viadutos; 57 pontos de ônibus; uma rampa de escape; 14 quilômetros de ciclovias; 17 barreiras acústicas para produtos perigosos; 11 passagens de fauna; implantação de um Ponto de Parada de Descanso; cinco postos da Polícia Rodoviária Federal e oito passarelas.

Cobrança eletrônica é uma possibilidade

A cobrança de pedágio só vai ocorrer após a revitalização das atuais praças, mas no contrato está prevista, para uma outra etapa, a possibilidade de instalação do sistema free flow, que é a cobrança eletrônica através do sistema de livre passagem. O valor da tarifa ainda não está definido.

PUBLICIDADE

Rodovia do minério pode tirar trânsito pesado da BR-040

Na Assembleia Legislativa deverá ser remarcada a visita dos deputados ao trecho mais crítico da BR-040, entre as cidades de Conselheiro Lafaiete e Belo Horizonte. Os parlamentares acompanham de perto as discussões em torno da Rodovia do Minério, que tiraria todo o tráfego pesado da BR-040. Ela seria construída pelas próprias mineradoras.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile