Ícone do site Tribuna de Minas

Coluna 04 07:00:00-09-2013

PUBLICIDADE

VISITA AO MUSEU

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, deve vir a Juiz de Fora, ainda este mês, para conhecer o Museu Mariano Procópio e também outros espaços de cultura, como o próprio Museu de Arte Moderna, da UFJF. Ela aceitou ontem o convite feito pela deputada Margarida Salomão (PT) e pelo vereador Wanderson Castelar (PT), que, acompanhados da assessora do Iphan, Eneida Braga, visitaram-na em Brasília. Foi surpreendente, uma vez que, logo após ter sido convidada, ela manifestou a intenção de vir a Juiz de Fora ainda este mês. Trata-se de uma oportunidade única para ela conhecer o Museu Mariano Procópio e todo o seu entorno, como o parque e até mesmo as unidades militares, que, em outros tempos, compunham toda a vila construída por Mariano Procópio, destacou o vereador. Marta quis saber se há alguma obra de seu ministério em Juiz de Fora e foi informada de um espaço, nos moldes dos antigos centros de educação unificada, em andamento, em Benfica.

PUBLICIDADE

Setor privado

Na conversa, não se falou diretamente em recursos, uma vez que o Governo, por meio da Petrobras, deverá participar dos investimentos no museu, graças também ao trabalho do ex-prefeito de Ouro Preto Ângelo Oswaldo, diretor do Instituto do Patrimônio Histórico. Mas Margarida e Castelar consideram que, após a visita, a ministra poderá atuar também como catalisadora de apoio da iniciativa privada, incentivando empresas a investirem no museu. Ela, certamente, vai se encantar com o museu, destacou o vereador.

PUBLICIDADE

Expominas

Empossado no cargo de agente comercial do Expominas, ainda no primeiro semestre deste ano, o empresário Aloísio Vasconcelos garantiu que, em 2014, o Centro de Convenções vai abrigar um considerável número de exposições, a começar por uma feira da construção civil. Atualmente, o único grande evento anual é o do setor de laticínios. De acordo com Aloísio, também está em curso a discussão de uma feira de beleza, mas esta ainda não está oficialmente acertada. Ele admite os entraves burocráticos, mas enfatiza que a situação será outra já a partir do ano que vem.

PUBLICIDADE

PEC militar

A Assembleia Legislativa definiu ontem os nomes que farão parte de uma comissão especial para analisar mensagem do governador Antonio Anastasia que altera as disposições constitucionais relativas à criação, ao funcionamento e às competências do Tribunal de Justiça Militar. Serão titulares os deputados Lafayette Andrada e Zé Maia (ambos do PSDB), Adalclever Lopes (PMDB), Durval Ângelo (PT), Romel Anízio (PP) e Sargento Rodrigues (PDT). A PEC sugere, se for o caso, até mesmo a extinção da Justiça Militar.

PUBLICIDADE

Foro comum

A proposta do governador é retirar da Constituição do Estado os dispositivos acerca do Tribunal de Justiça Militar. Pela nova redação, ficará definido que os oficiais somente perderão o posto e a patente se forem julgados indignos do oficialato ou se com ele forem considerados incompatíveis por decisão do tribunal. Os militares passariam a ser julgados pela Justiça comum, e não mais pelo tribunal. A alteração baseia-se em questionamentos recentes sobre a real necessidade de uma justiça especializada na área militar.

Sair da versão mobile