Se o segundo turno das eleições fosse hoje, o presidente Lula seria reeleito, independentemente do adversário, de acordo com pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira. O principal oponente seria o cantor Gustavo Lima, ainda sem partido, que teria 35% das intenções de votos contra 41% do presidente, isto é, uma diferença de apenas 6 pontos percentuais.
Desempenho de Gustavo Lima é melhor do que o dos políticos
De acordo com o cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest, o bom desempenho de Gusttavo Lima está no seu alto nível de conhecimento com imagem positiva. “Ele é conhecido nacionalmente, próximo dos 80%, muito superior a outros políticos como Tarcísio de Freitas, Romeu Zema e Ronaldo Caiado. Isso dá a ele uma vantagem competitiva”, destacou.
Outros candidatos não captaram a rejeição do presidente
Nos outros cenários testados, Lula também venceria Eduardo Bolsonaro (44% a 34%), Pablo Marçal pelo mesmo percentual, Tarcísio de Freitas (43% a 34%), Romeu Zema (45% a 28%) e Ronaldo Caiado (45% a 26%). Considerando o patamar de votos na oposição (entre 26% e 35%), dá para concluir que nenhum nome foi capaz de mobilizar a totalidade dos 49% que reprovam o governo Lula. Parte de quem reprova o governo, opta por votar branco, nulo ou se abster, se a eleição fosse hoje”. Foram feitas 4.500 entrevistas, no período de 23 a 26 de janeiro. O nível de confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de apenas 1 ponto percentual.