Ao contrário do último discurso de João do Joaninho no Legislativo municipal e da sessão extraordinária em que a carta de renúncia foi lida no plenário da Câmara, quando os demais vereadores optaram por permanecer em silêncio, José Laerte foi recebido com palavras de incentivo por seus pares. Após o discurso de posse, quase todos os vereadores presentes saudaram o novo colega de bancada, com quem projetaram boas discussões políticas. Nos bastidores, houve quem disse que o nível de discussão da Casa se eleva com a chegada do tucano.
