Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Panqueca – fofinha, de massa fina e sabor intenso

Panqueca fofinha, com massa fina e sabor intenso

Por Claudia Figueiredo

30/08/2021 às 11h02 - Atualizada 30/08/2021 às 11h07

Hoje vou ensinar a fazer uma panqueca fofinha, com massa fina e sabor intenso.

Panqueca é um tipo de massa frita em pouco óleo sobre uma chapa ou frigideira quente, feita basicamente com ovos, farinha e leite. Existem muitas variações regionais de panquecas, algumas contendo fermento ou outros ingredientes.

Na maioria dos países da América do Sul e Central, as panquecas são um prato totalmente diferentes das panquecas norte-americanas. Elas são salgadas e, embora também levem o ovo como ingrediente principal, são enroladas e servidas com algum recheio.

Panqueca de carne
Panqueca de carne

Massa de Panqueca Fofinha

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 xícaras (chá) de leite

3 ovos grandes

1 pitada de sal

O conteúdo continua após o anúncio

1 colher de chá de fermento para bolo

2 colheres de sopa de creme de leite

1 colher de sopa de manteiga

Modo de Fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador (lembre-se de clocar no copo primeiro os líquidos e depois os pós) e deixe descansar na geladeira por 20 minutos. Depois, aqueça duas frigideiras, coloque uma colher de chá de manteiga em cada uma, para fritar as massas da panqueca. Coloque a massa usando uma concha pequena e assim que dourar de um lado, vire da outra frigideira. Desta forma, você consegue uma produção mais rápida, pois esta receita rende aproximadamente uns 20 discos finos de panqueca.

Vá empilhando uma sobre a outra e deixe descansar.

Depois, aplique o recheio que quiser para enrolar. O ideal é que o molho não tenha caldo para não molhar a panqueca. Sirva com um molho por cima das panquecas.

Bom apetite!

Um beijo e um brinde

Claudia Figueiredo

Claudia Figueiredo

Jornalista e Radialista. Cozinheira por amor. Autora do livro "Na Cozinha com Claudinha" e organizadora do livro "Os Segredos do Fátima Buffet". É professora na pós graduação em Gastronomia Contemporânea na Faculdade Ensin-e, na Universidade Cândido Mendes e na IESPE.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia