Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Bacalhau com Natas

Nada melhor que uma receita tradicional, direto daqui de Portugal. 

Por Claudia Figueiredo

26/07/2021 às 12h00 - Atualizada 24/07/2021 às 11h26

Bacalhau com Natas é uma receita clássica da culinária portuguesa e é uma das mais adoradas formas de servir bacalhau. Cremoso e saboroso, é uma receita obrigatória para o seu repertório de gastronomia portuguesa!

Ingredientes:

500g de bacalhau dessalgado
4 batatas grandes
100 ml de azeite
2 cebolas grandes
2 dentes de alho
50 g de manteiga
50 g de farinha
200 ml de leite
250g de natas
Sal e pimenta a gosto
100 g de queijo parmesão ralado

Bacalhau com Natas
Bacalhau com Natas

Modo de Preparo:

. Descongele o bacalhau, cozinhe em água abundante por 4 a 5 minutos aproximadamente (depois de levantar fervura). Escorra, reservando 150 ml da água da cozedura do bacalhau.
. Descasque as batatas, corte em pequenos cubos e frite até dourarem ligeiramente.
. Doure no azeite as cebolas cortadas em rodelas e o alho picado. Acrescente as lascas de bacalhau e os cubos de batata fritos. Misture bem.
. Para o molho bechamel: em fogo brando, derreta a manteiga, acrescente a farinha e misture muito bem até ficar uma pasta. Cozinhe por 1 a 2 minutos. Aos pouco, acrescente a água de cozedura do bacalhau, o leite e 125g de natas e cozinhe em fogo brando, mexendo sempre com um fuê (para não ficarem grumos), até engrossar e ficar cremoso. Tempere de sal e pimenta preta moída na hora e mexa. Se gostar, acrescente noz-moscada ralada a gosto.
. Acrescente o bechamel à mistura de cebola, bacalhau e batatas. Adicione mais 125g de natas e misture bem.
. Unte uma assadeira com manteiga, disponha a mistura de bacalhau com natas, espalhando bem, e polvilhe com o queijo ralado. Leve a gratinar ao forno pré-aquecido a 200 ° C por 15 minutos.

Nada melhor que uma receita tradicional, direto daqui de Portugal.

O conteúdo continua após o anúncio

Siga nosso instagram e veja nossa viagem, clicando aqui.

Um beijo e um brinde!

#bacalhau #bacalhaucomnatas #receitaportuguesa #culinariaportuguesa #gastronomiaportuguesa #nacozinhacomclaudinha #portugal

Veja também a Receita de Bolinho de Bacalhau – o legítimo.

 

Claudia Figueiredo

Claudia Figueiredo

Jornalista e Radialista. Cozinheira por amor. Autora do livro "Na Cozinha com Claudinha" e organizadora do livro "Os Segredos do Fátima Buffet". É professora na pós graduação em Gastronomia Contemporânea na Faculdade Ensin-e, na Universidade Cândido Mendes e na IESPE.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia