Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Sopa de Ervilha com Bacon

Esfriou? Que tal uma sopa nutritiva e fácil de preparar?

Por Claudia Figueiredo

20/05/2022 às 12h10 - Atualizada 20/05/2022 às 12h52

Sopa de ervilha com bacon é uma delícia! É só esfriar um pouco que eu já corro pra preparar uma sopa pra família! Esta semana tem sido assim: já fiz de legumes com músculo, de macarrão de letrinha para o pequeno Bento Gabriel, meu caçula, mas os adultos também comem (rs) e de ervilha com bacon que hoje passo a receita.

Sopa de ervilha com bacon
Sopa de ervilha com bacon

Sopa de Ervilha com Bacon

Ingredientes

  • 500 g de ervilha seca
  • 100 g de bacon em cubinhos
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 1,5 litro de caldo de frango (ou outro caldo caseiro de sua preferência)
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 folha de louro
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • pão pra chuchar

Modo de Preparo:

Numa tigela grande, coloque a ervilha seca, cubra com 6 xícaras (chá) de água e deixe de molho por 4 horas.

Passado o tempo do demolho, escorra a água da ervilha.

Descasque e pique em cubinhos a cebola. Pique o alho bem pequeno.

Leve uma panela média ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, adicione o bacon e deixe dourar por cerca de 4 minutos, mexendo de vez em quando. Com uma escumadeira, transfira o bacon para um prato e reserve. Atenção: não descarte a gordura do bacon, ela vai ser usada para refogar a cebola e o alho.

O conteúdo continua após o anúncio

Abaixe o fogo, acrescente a cebola à gordura do bacon na panela e refogue por 3 minutos, até ficar transparente. Junte a ervilha, o louro e mexa bem por 1 minuto. Adicione o caldo, tempere com ½ colher (chá) de sal e pimenta a gosto. Aumente o fogo e deixe cozinhar até ferver.

Assim que ferver, abaixe o fogo novamente, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 45 minutos ou até as ervilhas ficarem bem macias.

Desligue o fogo e descarte a folha de louro. Com cuidado transfira metade da sopa para o liquidificador e bata até ficar liso. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor quente da sopa ejete a tampa. Volte a sopa batida para a panela e repita com o restante.

Adicione o bacon à sopa batida e volte a panela ao fogo alto até ferver, mexendo de vez em quando para engrossar. Prove e ajuste o sal. Sirva a seguir com um pãozinho pra chuchar na sopa.

Bom apetite!

Um beijo e um brinde

Claudia Figueiredo

Claudia Figueiredo

Jornalista e Radialista. Cozinheira por amor. Autora do livro "Na Cozinha com Claudinha" e organizadora do livro "Os Segredos do Fátima Buffet". É professora na pós graduação em Gastronomia Contemporânea na Faculdade Ensin-e, na Universidade Cândido Mendes e na IESPE.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia