Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Frango de Yunnan

A culinária de Yunnan é baseada em pratos picantes, doces e ácidos, destacando o sabor original de seus ingredientes locais, em uma região montanhosa da China.

Por Claudia Figueiredo

08/04/2022 às 12h40 - Atualizada 08/04/2022 às 12h53

Yunnan ocupa um território de 390 mil km², na China, na divisa com o Vietnã, Laos e Mianmar. Alguns pratos típicos do local já existem há mais de 200 anos. Esta semana aprendi a fazer o Frango de Yunnan, seguindo um chef no Instagram. Curiosa que sou, tratei de preparar aqui na minha cozinha. E o resultado foi incrível. Claro que dei um toque mineiro ao prato, servindo o frango em uma cama de angu mole. Hummmmm!

Frango de Yunnan
Frango de Yunnan

FRANGO DE YUNNAN

Ingredientes:

Filé de sobrecoxa de frango com pele

Cebolinha, cebola, tomate, gengibre, alho poró e pimenta dedo de moça picados bem pequeninos.

sal a gosto

oléo vegetal e óleo de gergelim em partes iguais

Modo de Preparo:

Coloque cebolinha, cebola, tomate, gengibre, alho poró e pimenta dedo de moça picados bem pequeninos em um bowl de alumínio. Reserve.

Seque bem o frango e a pele do frango. Leve uma frigideira ao fogo alto e quando estiver bem quente, coloque um fio de óleo e sal e só depois coloque o frango com a pele para baixo. Coloque uma panela bem pesada por cima, comprimindo bem os filés de frango. Quando a pele estiver bem dourada e crocante, vire o frango e repita a operação colocando a panela como peso. Quando dourar, passe para um tabuleiro, tempere com sal e leve ao forno pré-aquecido para finalizar a cocção. Este processo deixa o frango crocante por fora e suculento por dentro.

O conteúdo continua após o anúncio

Em Yunnan, ele o frango é servido cortado em tiras.

Para finalizar o processo é o seguinte: leve o óleo vegetal com o óleo de gergelim para esquentar no fogo, dentro de uma panela. Qdo estiver bem quente e saindo fumaça, derrame por cima da mistura de cebolinha, cebola, tomate, gengibre, alho poró e pimenta dedo de moça picados bem pequeninos. Por isso, o bowl precisa ser de alumínio ou qualquer outro recipiente que aguente o calor.

Misture bem e coloque por cima do frango crocante.

Como boa mineira, servi sobre uma cama de angu. É picante e é uma delícia!

Bom apetite!

Um beijo e um brinde!

 

Claudia Figueiredo

Claudia Figueiredo

Jornalista e Radialista. Cozinheira por amor. Autora do livro "Na Cozinha com Claudinha" e organizadora do livro "Os Segredos do Fátima Buffet". É professora na pós graduação em Gastronomia Contemporânea na Faculdade Ensin-e, na Universidade Cândido Mendes e na IESPE.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia