Você quer fortalecer o joelho, mas não sabe por onde começar? Muita calma nessa hora, viu? Embora existam muitos exercícios, o cuidado com o que você faz no treino do joelho é essencial.
Afinal de contas, a atividade física na região exige o amparo de um profissional. Em especial, quando existe uma restrição ou distúrbio. Como o joelho valgo, por exemplo. Uma condição que direciona os joelhos “para dentro”.
Ou seja, você deve buscar uma vida saudável, mas sem ignorar os seus limites físicos, ok?
É bom lembrar que o joelho é uma articulação importante do nosso corpo. E quando ele não está bem, e não faz os movimentos certos, você deve ficar alerta.
Além do mais, nessa hora o mais indicado é marcar uma consulta com o médico. A fim de entender o seu caso. Se houver algum sintoma no joelho, é claro.
Mas, a princípio, os exercícios para fortalecer o joelho também são recomendados em casos de doença. Com o intuito de combater o problema, aumentar a flexibilidade e dar mais força ao joelho. Em caso de dúvida, converse com o médico!
Saiba o que fazer para fortalecer o joelho! Veja as nossas dicas!
5 Exercícios para fortalecer o joelho
Se você deseja ter mais saúde nos joelhos, aprenda 5 exercícios eficientes!
-
Agachamento
O agachamento tem um certo nível de dificuldade para algumas pessoas. Mas é o principal exercício para fortalecer o joelho.
Para começar, você deve ficar em pé. E em seguida, afastar um pouco as pernas. De modo que fique como a largura dos seus ombros, ok?
Antes de abaixar o quadril, estenda as mãos para frente. A fim de se equilibrar melhor.
Agora, inicie o agachamento como se você fosse se sentar. Flexione os joelhos e depois volte a ficar em pé. Mantenha sempre a coluna vertebral reta. Agache dez vezes. Pare um pouco e depois repita a série mais duas vezes.
-
Ponte
A ponte é uma das melhores atividades para fortalecer o joelho, viu? Por isso, você deve incluir na sua rotina de treino se quiser ter um joelho saudável.
O primeiro passo é se deitar no chão ou em um tapete de academia. O qual, por sua vez, deve ser plano, sem ser muito macio. Para que exista firmeza nos movimentos.
Depois, estique os braços ao lado do corpo. Um de cada lado. Agora, dobre os joelhos e eleve o quadril levemente. Sem que as pernas se movam. Faça isso sem pressa, viu? E sem movimentos bruscos. Erga o quadril nessa posição e retorne ao chão por dez vezes.
Pare um pouco para retomar o fôlego e volte para o exercício do joelho. Faça mais duas vezes.
-
Extensão de perna em 3 apoios
Primeiro, tenha certeza de que não há risco em pressionar o seu joelho contra o chão, ok? Não faça este exercício se você tiver artrose severa ou joelho valgo. Pergunte antes ao médico se não há problema. Caso ele aprove, faça.
Deite-se na posição de quatro apoios para o exercício do joelho. Ponha os joelhos no chão e os braços também. Logo após, dobre uma perna e a erga, como se fosse chutar algo atrás de você. Faça isso dez vezes. E depois faça o mesmo com a outra perna.
Não se esqueça das pausas, elas são importantes, viu? Além do mais, cumpra sempre este exercício numa série de três.
-
Exercício isométrico da bola entre os joelhos
Outra maneira de fortalecer o joelho é o treino isométrico com uma bola. Sem dúvida, uma das práticas mais comuns entre pessoas que lidam com doenças no joelho.
No início da tarefa, deite-se de barriga para cima. Deixe os joelhos flexionados, mas afastados um do outro. Apoie bem os seus pés no chão. Depois, coloque uma bola média entre os joelhos.
Aperte-a bem por dez vezes usando os joelhos. Faça isso mais dez vezes. E depois relaxe o corpo.
-
Afundo
O afundo é um tipo de exercício para fortalecer o joelho. Nele não é preciso deitar no chão.
Basta ficar em pé, com as pernas afastadas. Uma mais à frente do que a outra. Como se fosse dar um passo mais largo ao caminhar. Lembre-se de manter a coluna reta, ok?
Em seguida, flexione o joelho da frente. Como se você fizesse uma reverência. O joelho de trás, você deve flexionar para baixo. Quase encostando-o no chão. Agache devagar, com o tronco reto. Faça uma série com dez movimentos em cada perna.
Depois da pausa, faça de novo a série, mais duas vezes. A fim de firmar os joelhos.
Por Rm3 Digital