Ícone do site Tribuna de Minas

Conheça a história evolutiva da mídia no futebol

futebol-marketing-e-negocios-foto-freepik
PUBLICIDADE

O mundo vive uma constante evolução, principalmente em relação ao poder de informação e novas tecnologias. Com o futebol não poderia ser diferente, o esporte apresenta uma crescente, sempre buscando acompanhar a globalização e vinculação com internet. Antigamente o torcedor só conseguia acompanhar os resultados das partidas no dia seguinte, através do jornal impresso. Hoje, podem acompanhar as partidas em tempo real no chamado Futebol.com.

O que antes apenas estava restrito a TV e rádio, atualmente está ao alcance da palma da mão, em qualquer smartphone com um pacote de dados e acesso a internet. Pensando nisso, resolvemos desenvolver um artigo voltado para a história evolutiva da mídia no futebol.

A começar, não poderíamos deixar de falar sobre as transmissões em plataformas digitais. Com empresas se digladiando e gastando fortunas em busca dos direitos de transmissão dos campeonatos, incomodando de fato as emissoras de televisão.

PUBLICIDADE

Os streamings já são uma realidade, transmitindo as ligas mais importantes do futebol mundial. Entretanto, nem tudo são flores, o grande desafio dessas plataformas é forçar uma mudança dos usuários que já estão bastante acostumados a consumir o futebol pelos meios tradicionais.

PUBLICIDADE

Outra evolução, até já foi mencionada no início do nosso artigo. Com o advento da internet em todo o mundo, o torcedor não só recebe a informação sobre o seu time praticamente simultânea ao seu acontecimento como também consegue acompanhar o futebol de qualquer lugar do mundo.

Além da possibilidade de assistir qualquer campeonato, realmente se consegue acompanhar qualquer clube do mundo, quebrando a tradição e fronteiras entres os torcedores que não mais precisam, necessariamente, torcer para os clubes da sua região.

PUBLICIDADE

O momento de transformação é tanto que até as redes sociais estão investindo pesado em transmissão e novas formas de produção de conteúdo para seu público. A visão é aproveitar e unir o útil ao agradável, vez que faz com que o seu usuário não precise desconectar para acompanhar aquela partida de futebol.

Todo esse movimento está sendo suficiente para que a chamada mídia tradicional também comece a se mover para acompanhá-lo. Ao ponto do Grupo Globo, maior emissora do país, migrar seus canais mais importantes sobre futebol para possibilitar que seus usuários possam assistir o conteúdo que está passando na TV no seu celular ou computador, ao vivo.

PUBLICIDADE

Sendo assim, qual o ponto importante dessa evolução e entrada de novas mídias? Pura e simples democratização do futebol! A oportunidade de assistir jogos de diversos times de qualquer lugar do mundo e alcançar o maior número de pessoas possíveis.

Sair da versão mobile