Ícone do site Tribuna de Minas

Digitalização, Transformação e Geração Digital – Definições e Diagnósticos

PUBLICIDADE

Digitalização, Transformação e Geração Digital são palavras diferentes, com significados diferentes, que fazem parte do mesmo contexto e estão diretamente ligadas à forma de vida de cada indivíduo.

A discussão em torno desses temas não pode ser banalizada ou simplesmente tomada como algo a ser admitido sem questionamento, visto que é apenas do ser humano, a capacidade de raciocinar sobre riscos, limites, estratégias e escolhas.

PUBLICIDADE

Digitalização Aumenta Eficiência das Empresas

A digitalização é o processo de substituir papeis por documentos digitais, telegramas, cartas e ofícios por e-mails e mensagens e simplificar e agilizar os processos relacionados à rotina de uma empresa.

PUBLICIDADE

Imagine um deposito Bradesco sendo realizado em 1999 por uma empresa que precisa enviar certa quantia para um fornecedor.

Além da burocracia relacionada à liberação da compra e do pagamento, seria necessário enviar um motoboy, estagiário ou outro funcionário à agência Bradesco mais próxima (o que poderia significar mais de uma dezena de quilômetros), ele precisaria ficar em uma fila durante alguns minutos ou horas (era comum que as filas fossem tão grandes que se estendessem até o lado de fora da agência), para enfim realizar o depósito no caixa eletrônico, que era o recurso mais tecnológico disponibilizado pelos bancos naquele momento.

PUBLICIDADE

O comprovante emitido pelo banco precisava ser guardado com bastante cuidado, pois era a única forma de comprovar que a transação havia sido realizada e ao chegar à empresa, geralmente este comprovante era enviado por fax ou correspondência para a empresa que recebeu o pagamento.

O impacto dessa operação envolvia o risco de assaltos e acidentes no trajeto ou no próprio banco, o risco de perda do valor, o custo da remuneração do funcionário que realizava esse trajeto, tempo excessivo para a realização de operações simples e, em maiores escalas, aumento do trânsito nas cidades grandes, aumento no número de acidentes e emissão de gases poluentes.

PUBLICIDADE

Atualmente, esta mesma operação acontece em menos de um minuto.

Após a aprovação da compra e do pagamento, é possível realizar a transação por meio de um computador, utilizando o portal de cliente do banco ou um através de um smartphone, utilizando algum aplicativo.

Não é necessário contratar um funcionário para realizar apenas essa atividade externa, não há risco de roubos e acidentes envolvido, o risco de perda é consideravelmente menor e facilmente reversível ou contestável, o tempo é poupado em proporções incontáveis, a comprovação da transação é feita de forma instantânea, sem a necessidade de intervenção humana, o estresse das filas e do trânsito são reduzidos consideravelmente e a emissão de gases poluentes em relação a esse tipo de atividade é praticamente, zerado.

PUBLICIDADE

Caso haja qualquer tipo de problema com a transação, é possível resolver online ou entrando em contato com o banco de forma digital ou por telefone, seja na central telefônica de grandes bancos tradicionais, conhecidos há mais de 20 anos no Brasil, ou no telefone PicPay, PayPal, PagSeguro ou qualquer outra intermediadora de pagamentos.

Em todos os casos, a solução sempre ocorrerá de forma rápida e eficiente, porque nessas empresas, o processo de digitalização não ocorreu apenas da forma que foi descrita acima e sim, de forma bem mais avançada, que é o que chamamos de transformação digital.

Transformação Digital Revoluciona Mercado Mundial

Embora exista alguma confusão entre o que é digitalização e transformação digital, esta segunda é bastante diferente da primeira.

PUBLICIDADE

Transformação Digital é um processo muito maior do que a simples digitalização de práticas e documentos.

Trata-se de uma mudança de estratégia e até de perfil das empresas.

Um exemplo fácil de compreender é a virtualização das operações de comércios e prestação de serviços.

Quando um pequeno comerciante local, que possui uma loja de roupas, acessórios ou calçados, pesquisa sobre quanto custa fazer um site de empresa, descobre que o investimento, quase em 100% das vezes, é pago muito mais rapidamente do que se o capital disponível fosse aplicado na criação de outra loja física.

Além disso, a possibilidade de vender para qualquer pessoa, sem a limitação geográfica imposta por uma loja de rua ou shopping, faz com que a empresa entenda que precisa investir em transformação digital.

Mais do que digitalizar papeis ou passar a usar aplicativos que facilitam a rotina de trabalho, a transformação digital muda, por completo, a estrutura e até as características básicas de uma empresa.

O perfil de funcionários de empresas que passam por uma transformação digital também costuma ser diferente das que ainda trabalham com perfis analógicos.

Empresas que estão realizando uma transformação digital buscam por profissionais e parceiros com habilidades técnicas para fomentar o desenvolvimento e a evolução desse novo modelo, como agências de web designer criação de sites, programadores, analistas de dados, especialistas em SEO e gerenciamento de mídias sociais e tráfego pago.

Exige-se muito mais atualização e experiências novas do time de colaboradores do que se exigia de profissionais da década de 90 e anos 2000, onde uma função poderia se manter idêntica durante uma década, sem grandes necessidades de adaptação a novas tecnologias.

Nesse momento, o mercado procura pelos profissionais preparados para adaptação rápida a novos métodos e tecnologia e é aí que se destaca a Geração Digital.

Geração Digital Se Adapta Rapidamente às Tecnologias

A mudança de hábito que envolveu as máquinas de escrever e os computadores não foi tão complexa quanto poderia ser, mas é curioso apontar que muitas pessoas especializadas em datilografia, até hoje não chegam a ser usuárias intermediárias de computadores tradicionais.

Em relação ao uso de smartphones, é notório que, na média, adolescentes possuem mais habilidade de manuseio do que idosos e pessoas de meia idade.

O contato com a tecnologia está cada vez mais prematuro na vida dos jovens, o que os coloca, rapidamente, com mais anos de experiência digital do que muitos adultos.

Uma criança que aos 3 anos tem acesso a jogos grátis no celular dos pais, aos 20 anos, tem 17 anos de experiência digital, enquanto um adulto de 40 anos só passou a ter acesso a tecnologias como essa quando já era maior de idade.

Uso Precoce das Tecnologias é Naturalizado na Geração Digital

Uma pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) em 2018, revelou que, no Brasil, cerca de 24,3 milhões de crianças e adolescentes, com idade entre 9 e 17 anos, já utilizavam a internet naquele ano.

Outro dado do estudo apontou que 65% das crianças entre 9 e 10 anos já utilizavam a internet mais de uma vez por dia.

Este percentual foi ainda maior entre adolescentes de 15 e 17 anos de idade, chegando a 81%.

O aprendizado funciona de formas diferentes para crianças e adultos, sendo que crianças possuem plasticidade neurológica muito maior do que pessoas maduras, o que permite que elas nem notem que a velocidade da mudança no mundo digital é imensa.

Além de computadores e notebooks cada vez mais avançados, a possibilidade de realizar atividades com multi-abas, falar por vídeo-chamada enquanto ouve música, joga ou se atualiza sobre as notícias faz com que haja muito mais dinamismo entre jovens do que entre a maioria dos adultos.

Essa geração, que tem acesso à internet, computadores e smartphones desde a primeira infância é o que chamamos de Geração Digital.

O mundo atual se desenha para que essa geração tenha as melhores oportunidades de emprego e renda, porém, já acusa que o uso excessivo de telas está causando a diminuição do Q.I, reduzindo as capacidades de relacionamento e resiliência e principalmente, limitando a capacidade criativa dos jovens.

Novas Transformações e Revoluções em Vista

Ao que tudo indica, os valores artísticos e criativos serão o que ocasionarão uma nova revolução daqui a alguns anos, que terá por base a humanização dos processos, como já se vê na área da saúde, que vêm apregoando o atendimento humanizado, que não deveria ser necessário de assim nomear, visto que é feito de humanos para humanos.

O assunto é pertinente para discussões e a elaboração de estudos e análises aprofundadas, a fim de que as empresas e organizações continuem avançando em eficiência e produtividade e que os humanos continuem avançando na gestão da sua humanidade, especialmente, no que tange às crianças e seu desenvolvimento como nova geração.

 

Sair da versão mobile