Ícone do site Tribuna de Minas

Saiba quais as formas de ter uma casa mais amiga do ambiente

Minimizar alterações climáticas na sua casa

Foto: Unsplash
PUBLICIDADE

O clima está em convulsão. Fruto de causas naturais e das atividades humanas, o planeta está sofrendo com as alterações climáticas na ordem do dia. Da desflorestação ao degelo, são muitos os conceitos e situações que estão impactando as alterações climáticas.

Podemos, pelo fruto de conhecermos bem a região, determinar a previsão do tempo de hoje. Todavia, esta previsão começa a estar ameaçada, se for a longo prazo, por exemplo. Isto porque as alterações climáticas estão tomando conta de muitos locais e influenciam as projeções. A previsão do tempo em Porto Alegre pode vir a sofrer verdadeiras mutações, em função do impacto das alterações no clima.

Vejamos, portanto, algumas medidas que podemos adotar, em nossas casas, para minimizar o impacto das alterações climáticas e ter uma casa mais amiga do ambiente.

PUBLICIDADE

Uma casa com eficiência energética

Começamos pela iluminação: tem que mudar para lâmpadas LED de baixo consumo. Passamos ao isolamento térmico: uma casa com isolamento térmico reduz a necessidade de aquecimento ou arrefecimento, reduzindo o consumo de energia. Terminamos nas energias renováveis: instalar painéis solares ou sistemas de energia eólica, para produção de energia mais limpa.

PUBLICIDADE

A conservação da água

A água, esse bem essencial, está sendo ameaçada pelo aquecimento global e por longos períodos de seca. É, portanto, vital conservar a água. Para isso, instale torneiras de fluxo baixo, utilize sistemas de captação da água da chuva e faça uma manutenção regular ao encanamento.

Os materiais sustentáveis

Este ponto está mais associado à construção da casa, mas também está ligado à manutenção da casa. A escolha de mobiliário feito de materiais sustentáveis, as pinturas de baixo composto orgânico, os revestimentos de pisos ecológicos são alguns dos pontos que levam ao uso de material sustentável e, por isso, amigo do ambiente.

PUBLICIDADE

A gestão de resíduos

Imprescindível para criar uma economia circular ou para reduzir os aterros sanitários, a forma como gerimos os resíduos é muito importante. Reciclagem é palavra de ordem. Acrescente ainda a compostagem de resíduos alimentares. Estas duas formas de gestão de resíduos têm um impacto ambiental importante.

Portanto, como fica evidente, existem várias práticas, fáceis e simples, que permitem minimizar o impacto das condições climáticas e que estão ao alcance de cada um de nós.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile