O número pode divergir dependendo da fonte. Mas, segundo a Organização das Nações Unidas, atualmente existem 193 nações ao redor do globo. Você sabe quais, entre esses, são os maiores países do mundo?
Aprender mais sobre geografia e cultura é parte da rotina de muitas pessoas que fazem curso de idiomas. O motivo? Obter o máximo de informações e conhecimentos sobre os países do mundo para viagens e intercâmbios.
Os maiores países do mundo guardam muitas semelhanças entre si. Por exemplo, essas grandes nações são marcadas pela heterogeneidade de suas populações e é comum que mais de uma língua – às vezes, são dezenas delas – seja falada em seu território. Transformações históricas intensas também fazem parte de seus processos de formação enquanto estado, o que proporciona uma cultura bastante plural.
Porém, quando olhamos mais a fundo nas características e detalhes desses países, percebemos que eles também guardam muitas particularidades entre si. Em essência, estamos falando de nações bastante complexas e fascinantes.
A seguir, confira quais são os maiores países do mundo e alguns de seus principais fatos e características.
1. Rússia – 17.098.242 km²
Nós estamos acostumados a falar (e ouvir) que o Brasil é um país de proporções continentais e está entre os maiores do mundo, certo? Tudo isso não está errado, mas o fato é que a Rússia possui o dobro de extensão territorial que o Brasil. Ou seja, o país é gigantesco, sendo até difícil imaginar suas verdadeiras proporções.
A Rússia está situada numa área que compreende a parte oriental da Europa, estendendo-se até o extremo da Ásia. Por isso mesmo, é comum dizer que este é um país que ocupa a Eurásia. Dada sua extensão territorial, o país é abrangido por 11 fusos horários e conta com uma população bastante expressiva, estimada em 145.102.755 habitantes.
Ao todo, são mais de 120 grupos étnicos e, como consequência, uma enorme diversidade de idiomas, dialetos, religiões, culturas – e, inevitavelmente, alguns conflitos. Por isso mesmo, a Federação Russa é uma entidade com diversas repúblicas autônomas, como a Chechênia, Mordóvia, Daguestão e Bascortostão.
A Rússia também é um país rico em solo e fontes energéticas, sendo o principal fornecedor de petróleo e gás para diversas nações. Apesar de seu tamanho enorme, os russos ainda reivindicam alguns territórios. Em 2014, invadiram e anexaram a Península da Crimeia, até então, território ucraniano. Atualmente, o país vive uma guerra devastadora com a vizinha Ucrânia em busca de anexar ainda mais espaços.
2. Canadá – 9.984.670 Km²
Apesar de ocupar a segunda colocação no ranking dos maiores países do mundo, o Canadá conta com uma população de apenas 38 milhões de habitantes. O país é marcado por muitas paisagens naturais e enormes áreas de preservação ambiental, com florestas e outras vegetações se estendendo por centenas de milhares de quilômetros.
Habitado por populações nativas há milhares de anos, a ocupação europeia teve início no final do século XV, quando expedições britânicas, francesas e portuguesas ocuparam a região. Os dois primeiros deixaram um maior legado para o país, que atualmente se divide em regiões de cultura e idioma predominantemente ingleses e franceses.
Em busca de aumentar sua capacidade produtiva, o país é bastante aberto a imigrantes qualificados, e conta com uma economia bastante flexível. O Canadá também se caracteriza pelos seus fortes investimentos em educação e tecnologia, o que proporciona um mercado dinâmico e um alto nível de qualidade de vida para seus habitantes.
Quer mais características desta nação? O Canadá é referência em mobilidade urbana, utilização de energia limpa e renovável, e de bicicletas como meio de transporte. Atualmente, um dos grandes desafios para o governo é o processo acelerado de envelhecimento da nação, dado os baixos índices de natalidade.
3. China – 9.596.960 Km²
A China é o terceiro maior país do mundo em extensão territorial – e o segundo maior quando o assunto é economia global. A população é surpreendente e chega quase aos 1.5 bilhão de habitantes. A título de comparação, esse número é quase o dobro que a população de Brasil, Rússia, Estados Unidos e Canadá juntos!
De um país praticamente feudal e assolado por invasões estrangeiras no início do século XX, a China chegou ao século XXI num acelerado processo de desenvolvimento econômico e social, fruto de uma série de projetos governamentais cumpridos à risca ao longo de décadas.
Por isso mesmo, há quem diga que a nação, comunista, pratica uma “Guerra Fria 2.0” com os norte-americanos. E, de fato, as tensões econômicas, políticas e militares são constantes entre os dois mais poderosos países do mundo.
Entre os principais desafios para os chineses está o de conter a emissão de poluentes e fortalecer seu mercado de consumo interno. Por décadas, o país vinha sendo referência na produção e exportação de produtos industrializados, e aos poucos está transformando esta realidade.
Para lidar com problemas ambientais, a China tem incentivado construções de áreas verdes e a promoção do uso de energias limpas, com destaque para o crescente número de carros elétricos no país.
4. Estados Unidos – 9.833.517 Km² (ou 7.824.535 km²)
Aqui, temos uma pegadinha. A contabilidade total da extensão territorial dos Estados Unidos, como visto acima, é maior que a da China. No entanto, esse cálculo leva em consideração águas territoriais e costeiras e regiões dos Grandes Lagos. Quando falamos apenas em área terrestre, o número real é de 7.824.535 km².
Os Estados Unidos são a maior potência econômica, militar e cultural do mundo. Apesar de guardar semelhanças com seu processo histórico-político de formação com o Brasil, ambas as nações tiveram destinos muito diferentes.
Assim como nosso país, os norte-americanos contam com uma grande variedade de etnias, populações e culturas. A presença de nativos indígenas, africanos e europeus é parecida com a que vemos por aqui.
Explicar o sucesso econômico norte-americano é uma tarefa bastante complexa, mas podemos dizer que seu grande poder de exportação, combinado com um sólido mercado interno, está entre os principais motivos.
Uma curiosidade sobre o país é que, apesar do inglês ser o idioma mais falado pela população, ele não é uma língua oficial nos Estados Unidos. Ao contrário do que muitos imaginam, sua constituição não aponta nenhum idioma como sendo o oficial.
5. Brasil – 8.510.345 Km²
Ah, o Brasil! Nosso país dispensa qualquer tipo de apresentação, não é mesmo? Afinal, somos todos brasileiros e conhecemos nosso cantinho. Mas será que você sabe como o Brasil se tornou o quinto maior país do mundo?
Isso se deve pela sua formação durante o período de colonização portuguesa. Originalmente, de acordo com o Tratado de Tordesilhas, Portugal só teria direito de ocupar uma estreita faixa litorânea de terra do que hoje chamamos de Brasil.
No entanto, a fim de explorar as riquezas naturais, colonos vindos da europa avançaram cada vez mais pelo interior do continente, por regiões que, na verdade, pertenciam aos espanhóis. Acontece que a Espanha não tinha condições de adentrar nesses lugares, pois estava muito ocupada explorando a prata e o ouro dispostos no litoral sulamericano da costa do Oceano Pacífico. Além disso, os Andes, uma das maiores cordilheiras do mundo, eram um obstáculo intransponível à época.
Junte essas informações ao fato de o Brasil ter sido, por algumas décadas, posse da Espanha por meio da União Ibérica, e temos o início da receita que explica nosso tamanho. Quando Portugal reconquista sua independência dos espanhóis e voltou a colonizar o Brasil, foram feitos vários acordos para que as terras já ocupadas por brasileiros permanecessem sobre posse da coroa lusitana.
Séculos depois, quando o Brasil se tornou um império independente, surgiram diversas revoltas e tentativas de separar porções do território nacional para a criação de novos países. No entanto, o Exército Brasileiro e os imperadores D. Pedro I e D. Pedro II foram bem sucedidos em manter a unidade nacional, enquanto a América Espanhola se fragmentava em dezenas de pequenos países.