Ícone do site Tribuna de Minas

Descubra a nacionalidade dos principais pro players da atualidade

videogame
PUBLICIDADE

O universo game passou por grande crescimento nos últimos tempos, ganhou destaque e caiu na preferência da galera. Por ser um esporte tão apreciado, sua ascensão ocorreu de forma quase orgânica.

Em meio a todo esse processo de crescimento, em especial no Brasil, o esporte ganhou seu espaço no campo profissional e isso ocorreu de forma tardia. Considerado um setor extremamente promissor, a carreira de pro player oferece inúmeras oportunidades.

A procura por profissionalização no setor já é realidade no Brasil e no mundo. E pelas perspectivas, tudo indica que a tendência é só aumentar.

PUBLICIDADE

Certamente você conhece alguém apaixonado por games, mas de onde será que vem essas feras? Qual nacionalidade mais comum nas categorias?

PUBLICIDADE

Segundo matéria da Betway, site de bets em eSports, é possível conhecer um pouco mais sobre essa galera que chegou arrasando como pro player. Afinal, a maior parte dos atletas profissionalizados tem nome e nacionalidade.

Os brasileiros que se destacaram entre os top 3

O Brasil como alguns outros países tiveram cenário de destaques no eSporte, embora o crescimento do setor tenha ocorrido de forma tardia no país. A trajetória percorrida pelos profissionais dos jogos eletrônicos pode ser observada no estudo da Betway.

PUBLICIDADE

A carreira pro player ainda é considerada uma das mais promissoras e a tendência para os próximos anos é de crescimento. Visto que o Brasil ocupa uma boa posição no ranking dos principais destaques.

O setor que movimenta milhões todos os anos já se tornou uma verdadeira febre entre jovens, adultos e crianças. E o que antes era considerado apenas um hobby, se tornou uma oportunidade profissional.

PUBLICIDADE

Mas quais foram os profissionais brasileiros de destaque nessas categorias? Celebridades como ART, FER, TACO, KSCERTO, Olga, fnx, Boltz, AMD e FalleN são considerados fortes nomes da categoria.

O fato é que o país revelou muitos talentos nos últimos tempos e entre eles alguns se tornaram destaque nas competições. FalleN além de ocupar essa posição, é considerado um grande incentivador para outros pro players.

Esses feras estão entre os jogadores mais cotados da atualidade, e são grandes auxiliares para levar o Brasil ao pódio da categoria.  Os dados apontam que essa representação de profissionais do mundo pro player do país tende a crescer nos próximos anos.

PUBLICIDADE
(Foto: Pixabay)

Confira a representação de 4 modalidades games por país

O clássico Counter-Strike: Global Offensive teve grande contribuição na trajetória gamer no país, o mesmo ocorreu na carreira pro player pois a princípio o eSports nem era considerado modalidade esportiva no Brasil.

A Suécia ocupa o topo da categoria, o país possui o maior número de pro players em todo o mundo, com uma representação total de 328 atletas. Ao todo são 2.940 profissionais que vivem de plantar ou defusar a C4 e nesse cenário os suecos são destaque desde 2013 com a DreamHack Winter.

Você se arriscaria dizer quem ocupa o segundo lugar? EUA eu te respondo, EliGE, Stewie 2K e nitr0, esses são alguns nomes entre os 212 pro players, Stewie 2K já jogou ao lado de brazucas.

PUBLICIDADE

O Brasil ficou com o bronze, isso por uma diferença de 16 pro players de diferença. Mas a expectativa de crescimento do setor leva a esperança de que esse cenário possa ser revertido muito em breve.

DotA2 possui um total de 1.517 pro players e tem predominância Chinesa com 226 profissionais, lançado oficialmente em 2013. Em segundo lugar na modalidade está a Rússia, com 175 profissionais.

Logo seguido estão os EUA com 121 representantes na categoria, nesse quadro o Brasil conta com apenas 56 pro players competitivos e ocupa a oitava posição.

A tradicional LoL aparece com 2.597 pro players em todo o mundo, com maior representatividade na Europa. A China mais uma vez no topo do ranking, deixando a Coréia para trás por 32 jogadores de diferença.

Com 1.846 pro players a VALORANT, tem representantes dos EUA, Brasil e Turquia. Sendo 278 EUA, 130 Brasil e 95 Turquia em representação pela categoria.

Por isso, podemos concluir o quanto de potencial ainda há de ser explorado no setor. Visto que ainda demonstra grande expectativa de crescimento no eSporte e consequentemente na carreira pro player.

E você já descobriu a nacionalidade de seu pro player preferido?

Sair da versão mobile