A Fazenda Three Chimneys, situada nos vastos campos de Kentucky, EUA, é um local que, pelo sucesso e conquistas que obteve, se tornou um exemplo em seu setor de atuação. Fundada em 1972 por Robert e Blythe Clay como um modesto empreendimento, esta operação evoluiu ao longo de cinco décadas para se tornar uma das mais influentes na criação de cavalos puros-sangues em todo o mundo. Neste artigo, está detalhada a história da Fazenda Three Chimneys e os feitos dos seus animais, principalmente após a entrada do executivo Gonçalo Torrealba em 2013.
História e fundação da Fazenda Three Chimneys
Localizada entre as cidades de Versailles e Midway, nos pastos azulados do estado americano de Kentucky, a Fazenda Three Chimneys foi fundada no ano de 1972 por Robert Clay e sua esposa. Nos últimos 50 anos, a operação que começou como um pequeno negócio de nove animais se desenvolveu para se tornar uma das fazendas de criação de cavalos mais influentes do mundo. Desde o seu estabelecimento, a Three Chimneys vem administrando as carreiras de alguns dos melhores cavalos da história de criação de puro-sangue americano, como Gun Runner, Dynaformer e Seattle Slew, e éguas como Hidden Lake e Pompeia.
Por que em Kentucky?
A localização da Fazenda Three Chimneys em Kentucky é considerada privilegiada, já que o estado norte-americano, conhecido como a “capital mundial dos cavalos”, tem pastos excelentes para a criação desses equinos. O estado, que abriga mais de 240 mil cavalos, sendo 54 mil deles puros-sangues, tem um solo rico em calcário, mineral que fornece os nutrientes necessários para sustentar a grama azulada presente nos pastos da região.
Foi no início do século XX que Kentucky se estabeleceu como líder na criação de cavalos. Esse fenômeno, seguido pelo desenvolvimento de serviços como cuidados veterinários especializados e de profissionais como gestores e treinadores para supervisionar as operações diárias das fazendas, fez com que a indústria de criação de cavalos passasse a impactar significativamente a economia local, conforme dados do governo dos EUA.
Localizada entre as cidades de Versailles e Midway, nos pastos azulados do estado americano de Kentucky, a Fazenda Three Chimneys foi fundada no ano de 1972 por Robert Clay e sua esposa. Nos últimos 50 anos, a operação que começou como um pequeno negócio de nove animais se desenvolveu para se tornar uma das fazendas de criação de cavalos mais influentes do mundo. Desde o seu estabelecimento, a Three Chimneys vem administrando as carreiras de alguns dos melhores cavalos da história de criação de puro-sangue americano, como Gun Runner, Dynaformer e Seattle Slew, e éguas como Hidden Lake e Pompeia.
Gonçalo Torrealba e sua trajetória na criação de cavalos
Com uma trajetória profissional longe das operações de criação de cavalos em um primeiro momento, Gonçalo Borges Torrealba começou a sua carreira formando-se em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 1982. Após a sua graduação, Gonçalo Torrealba ganhou destaque no mundo corporativo como advogado e executivo de finanças, ocupando cargos de relevância em empresas como a Boreal Corretora de Valores e Câmbio S.A., o Banco Boreal e a Libra Terminal Rio.
Sua primeira incursão ao universo da criação e das corridas de cavalos foi com a fundação da Stud TNT, que posteriormente se transformou no Haras TNT. Através dessa empreitada que durou mais de duas décadas, Gonçalo Torrealba ganhou reconhecimento internacional no setor de corridas de cavalos. Alguns garanhões de prestígio presentes no haras foram o campeão brasileiro de grama e campeão dos EUA que venceu o Kentucky Derby Animal Kingdom, Leroidesanimaux, o seu pai, Candy Stripes, e o vencedor do Breeders’ Cup Classic, Drosselmeyer.
Essa experiência levou Gonçalo Torrealba a investir no mercado norte-americano de puros-sangues em 2013, ano em que assumiu a presidência da Fazenda Three Chimneys. Desde então, a operação se desenvolveu, e, sob a liderança de Gonçalo Torrealba, passou a combinar técnicas de criação tradicionais com abordagens inovadoras que resultaram em cavalos de alto desempenho. Além disso, Torrealba vem usando o seu conhecimento empresarial e estratégico para construir parcerias de sucesso entre a Fazenda Three Chimneys e outras operações de criação, as quais continuam moldando o cenário mundial de corridas de cavalos puros-sangues.
Cavalos famosos associados à Fazenda Three Chimneys
A Fazenda Three Chimneys foi, e é, a casa de cavalos e éguas puros-sangues reconhecidos mundialmente pelo seu desempenho nas pistas de corrida. Dentre os animais icônicos já abrigados pela operação encabeçada por Gonçalo Torrealba estão Palace Malice, Sharp Azteca, Will Take Charge, Seattle Slew e Fast Anna.
Atualmente, em 2024, a Fazenda Three Chimneys conta com um plantel composto por quatro garanhões de prestígio: Funtastic, Gun Runner, Sky Mesa e Volatile. Sky Mesa, por exemplo, uma cria de Pulpit com a égua Caress, é um vencedor de Grupo 1 que nasceu em 2000 e competiu em 2002 e 2003. Hoje, a Fazenda Three Chimneys vende coberturas do puro-sangue de 24 anos, que já é pai de animais icônicos, como Mike J. e Scarlett Sky.
Além de ser a morada de garanhões cujas carreiras quebraram recordes de ganhos nas corridas, o ambiente acolhedor também conta com diversos animais que nasceram e permaneceram nas instalações, e que hoje são considerados cavalos e éguas de alto desempenho, como Princess Carolina, Magic Dance, Gun It, Much Better, Tomato Bill e Always Carina. Gun Pilot, cria de Gun Runner, é um dos principais destaques nas corridas dos últimos três anos, com rendimentos vitalícios de cerca de $1 milhão.
Gun Runner
Eleito para o Hall da Fama do Racing Museum em 2024, Gun Runner é o destaque do plantel atual da fazenda administrada por Gonçalo Torrealba devido ao seu histórico de conquistas e à sua descendência. Filho de Candy Ride e Quiet Giant, Gun Runner nasceu em 2013 e foi adquirido pela Fazenda Three Chimneys em 2014, algum tempo após o ingresso de Gonçalo Torrealba. O garanhão se aposentou em 2018 com ganhos de mais de $15,98 milhões, encerrando a sua brilhante carreira com uma vitória na corrida mais valiosa do mundo, a Pegasus World Cup (G1) de $16 milhões.
Vencedor G1 da Breeders’ Cup Classic, Gun Runner foi eleito o cavalo do ano em 2017. Logo depois, ele começou a atuar como reprodutor, tendo uma primeira geração de 31 vencedores juvenis. Seis desses vencedores foram em corridas de Grupo 1, incluindo a potranca Echo Zulu que venceu a corrida de potrancas juvenis da Breeders’ Cup em 2021, sendo nomeada a potranca campeã de dois anos de idade naquele mesmo ano. As crias de Gun Runner o transformaram no reprodutor debutante com a geração de 2 anos mais premiada da história.
Parcerias e prestígio na indústria equina
A Fazenda Three Chimneys, sob a liderança de Gonçalo Torrealba, tem investido em parcerias para maximizar as receitas, minimizar os custos e oferecer cuidados mais abrangentes aos animais sob sua tutela. Por exemplo, em 2024, a fazenda mantém uma relação com operações como a Fern Circle Stables, MJM Racing e Magdalena Racing, Winchell Thoroughbreds LLC, entre outras fazendas de criação americanas de renome, segundo o Equibase.
Por esse e outros motivos, a Fazenda Three Chimneys é reconhecida mundialmente como uma das operações de criação de puros-sangues mais bem-sucedidas da história. Após o seu ingresso, Gonçalo Torrealba conseguiu manter a atmosfera tradicional da operação, enquanto passou a usar seus conhecimentos sobre negócios para investir em uma equipe altamente qualificada e profissional e em tecnologias inovadoras.
Em suma, a Fazenda Three Chimneys é mais do que uma simples instalação de criação de cavalos; é um símbolo de excelência e inovação na indústria equina. Sob a liderança visionária de Gonçalo Torrealba, ela continua pavimentando o caminho para o sucesso, combinando tradição com modernidade. Seu compromisso com parcerias estratégicas e a busca incessante pela excelência indicam que seu legado perdurará por muitas gerações, moldando não apenas o cenário das corridas de cavalos, mas também o futuro da indústria equina como um todo.