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5 dicas para enviar mensagens e fazer backup do WhatsApp Business que você precisa conhecer

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Com a expansão da internet e da comunicação online, empresas precisaram se adaptar. Algumas inclusive já surgiram em um contexto de conectividade, o que aponta para a importância de compreender ferramentas de comunicação com clientes.

Uma delas é o WhatsApp Business, uma versão mais avançada do aplicativo que todos conhecem. Ele disponibiliza ferramentas específicas que ajudam pequenos empreendedores, como a possibilidade de respostas automáticas, um perfil comercial e etiquetas.

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O que a maioria das pessoas não sabe é que o WhatsApp Business é capaz de oferecer ainda mais do que aparenta! Pensando nisso, nesse texto eu vou falar um pouco sobre o aplicativo e maneiras como você pode utilizá-lo em benefício do seu negócio.

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5 dicas para WhatsApp Business

Saber como usar bem o WhatsApp Business passa principalmente por três fatores: compreender funções menos conhecidas do app, conhecer estratégias interessantes para as quais ele contribui e descobrir programas que trabalham em conjunto para melhorá-lo!

1 – Entenda sobre a lista de transmissão

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Você sabia que é possível fazer disparo de WhatsApp em massa usando muitos programas como o Enjay, mas ainda pode realizar isso pelo próprio aplicativo?

Pois é! Embora a ferramenta disponibilizada pelo WhatsApp Business seja limitada em alguns aspectos, você não precisa baixar aplicativos externos para enviar múltiplas mensagens.

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Para fazer o uso dessa possibilidade do WhatsApp Business, basta que crie uma “lista de transmissão”, opção disponível no momento em que abre o aplicativo. Você adicionará contatos em uma lista e a partir dela poderá enviar mensagens em massa.

Apesar da simplicidade do processo, é extremamente importante fazer um uso adequado da ferramenta, a fim de não importunar clientes. O benefício principal está na possibilidade de uma comunicação massiva sem as dificuldades do envio individual de mensagens.

2 – Saiba como usar as mensagens automáticas

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Nem sempre existe um funcionário disponível para fazer o contato inicial com o cliente, o que torna o uso moderado de um sistema automatizado bastante útil. Por sorte, o WhatsApp Business permite que isso sejafeito com mensagens automáticas.

Através desse recurso, você consegue programar um contato inicial com clientes, adiantando questões. O mais comum é que mensagens automáticas carreguem uma saudação, dados importantes (como horário de funcionamento) e o que você pode fazer pelo cliente.

Mensagens automáticas posteriores podem ser programadas de acordo com instruções específicas, mas o ideal é que um humano assuma a conversa após o contato inicial, fornecendo respostas personalizadas para eventuais dúvidas.

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3 – Faça backup dos seus dados

Configurar o WhatsApp Business de acordo com as necessidades de uma empresa é uma tarefa trabalhosa, o que significa que a última coisa que você quer é que informações sejam perdidas. Para evitar transtornos, o ideal é que sejam feitos backups constantes.

Para essa tarefa, o uso de programas externos é indicado. O mais interessante deles é o Mobile Trans, o qual permite, entre outras coisas, transferir o WhatsApp Business do Android para o iPhone e vice-versa! Com isso, uma troca de aparelhos não se torna um problema.

O Mobile Trans carrega funções adicionais relacionadas ao salvamento de diferentes tipos de dados (como fotos, vídeos, músicas e mensagens) entre os mais diversos aparelhos. Mantendo os seus dados seguros, você terá uma preocupação a menos.

4 – Configure respostas rápidas

Assim como as respostas automáticas, a adição de “respostas rápidas” busca agilizar o processo de contato com clientes, simplificando soluções para dúvidas que costumam surgir com maior frequência. Nesse caso, porém, o envolvimento humano é maior.

A ideia aqui não é que o contato seja feito por um robô, mas que você não precise repetir a mesma mensagem diversas vezes.

Configurando uma resposta rápida, você pode apertar apenas um botão para sanar a dúvida comum que um cliente tiver.

Um exemplo é a pergunta: “quando vocês atendem?”, para a qual você pode deixar salva uma resposta rápida com os horários e dias de atendimento do seu negócio, poupando tempo valioso e descartando a necessidade de digitar manualmente essa resposta.

5 – Mantenha as informações atualizadas

A possibilidade de criar um perfil comercial no WhatsApp Business é excelente, mas ela só funciona plenamente se utilizada da maneira correta.

Nesse contexto, um dos fatores mais importantes é manter as informações do seu negócio sempre atualizadas e claras.

Nesse item se encaixam diferentes ferramentas do aplicativo, entre elas o catálogo/cardápio, endereço e horários de atendimento. Através deles, você disponibiliza automaticamente informações importantes ao cliente, sem a necessidade de que ele pergunte.

Essa dica também contribui para a centralização do contato com o público através do WhatsApp Business. O ideal é que o número comercial seja divulgado amplamente, a fim de que as pessoas saibam exatamente como e onde encontrá-lo.

Existe alguma dica para WhatsApp Business que você conheça e eu não apresentei aqui?

Como você pode perceber, o WhatsApp Business pode ser um aliado valioso para empreendedores. Através do uso de suas funções e de alguns programas complementares, a comunicação entre cliente e empresa se torna prática, pessoal e segura.

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