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Xícara marrom que toda casa tinha: conheça a história da marca no Brasil

Por Karoline Calumbi
05/01/2025
Em Colunas, Mais Tendências
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Foto: Reprodução / Internet

Foto: Reprodução / Internet

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A xícara marrom é um ícone da casa de vó, não é mesmo? A louça de vidro marrom da marca Duralex marcou gerações na mesa de brasileiros durante décadas, combinando resistência e uma estética simples, mas bastante marcante.

Apesar de estar na memória afetiva de muitos brasileiros, e produção dessa linha icônica foi descontinuada há mais de uma década e, por isso, você pode não encontrar mais as xícaras e pratos marrons nas lojas mais próximas. Apesar disso, a louça da Duralex tem uma história viva no Brasil. Você conhece?

Chegada da Xícara marrom ao Brasil

Antes de tudo é importante mencionar que essa xícara de cor incomum não é brasileira. Isso porque a Duralex foi fundada na França, em 1945, pela empresa Saint-Gobain. Conhecida pela resistência dos seus produtos, a marca logo se tornou global, ganhando popularidade no Brasil.

A xícara marrom e outras louças da Duralex ganharam popularidade no Brasil pelos anos de 1950, quando as peças começaram a ser importadas e vendidas em grandes lojas como a Mappin. Algumas décadas depois, a empresa francesa passou por dificuldades financeiras, mas conseguiu sobreviver graças a investidores. Apesar disso, a xícara marrom chegou ao seu fim.

A Era dourada da xícara marrom no Brasil

No Brasil, a produção das louças de vidro marrom foi iniciada pela Nadir Figueiredo, que adquiriu a marca em 2011. As peças como xícaras e pratos na cor âmbar ganharam destaque e se tornaram sinônimo de tradição e nostalgia. Mas a linha foi descontinuada em 2012.

A Duralex, atualmente, atua de forma independente da marca francesa no Brasil. A Nadir Figueiredo, agora, pertence ao grupo norte-americano HIG Capital e optou por focar na produção de peças em vidro transparente e azul, abandonando de vez o marrom clássico.

Mesmo com o fim da produção da louça no Brasil, ainda é possível encontrar as peças a venda em sites como a OLX. Por ser considerada uma raridade, a louça completa pode custar R$ 2 mil, enquanto as unidades avulsas chegam a ser vendida por valores que variam entre R$40 e R$60. Vale mencionar que na França a linha de xícaras marrons ainda é fabricada e vendida. Um conjunto de 6 xícaras com píres pode custar cerca de 20 euros (R$106)

Karoline Calumbi

Karoline Calumbi

Jornalista pela UFRRJ, universidade da baixada do Rio de Janeiro. Apaixonada pela profissão e dedicada em diariamente informar e entreter os leitores.

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