{"id":24926,"date":"2025-07-23T10:30:00","date_gmt":"2025-07-23T13:30:00","guid":{"rendered":"https:\/\/tribunademinas.com.br\/colunas\/maistendencias\/?p=24926"},"modified":"2025-07-22T10:10:36","modified_gmt":"2025-07-22T13:10:36","slug":"avc-pode-ser-evitado-ao-consumir-certa-quantidade-de-zinco","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/tribunademinas.com.br\/colunas\/maistendencias\/avc-pode-ser-evitado-ao-consumir-certa-quantidade-de-zinco\/","title":{"rendered":"AVC pode ser evitado ao consumir certa quantidade de zinco"},"content":{"rendered":"\n<p>Tamb\u00e9m conhecido como derrame cerebral, o <strong>Acidente Vascular Cerebral<\/strong> (AVC) ocorre quando o fluxo sangu\u00edneo para o c\u00e9rebro \u00e9 interrompido, seja por um entupimento ou pela ruptura de vasos sangu\u00edneos, e pode causar danos permanentes ou at\u00e9 mesmo a morte.<\/p>\n\n\n\n<p>Contudo, estima-se que cerca de 90% dos casos da condi\u00e7\u00e3o podem ser evitados, e a alimenta\u00e7\u00e3o desempenha um papel fundamental na preven\u00e7\u00e3o, indo muito al\u00e9m do controle de peso.<\/p>\n\n\n\n<p>Isso porque uma pesquisa recente, conduzida por cientistas chineses, revelou que os <strong>alimentos ricos em zinco<\/strong> podem ajudar a reduzir potencialmente o risco de AVC, refor\u00e7ando o papel do mineral para a neuroprote\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n<p>O estudo, publicado em maio no peri\u00f3dico Scientific Reports, analisou informa\u00e7\u00f5es de cerca de 2.642 pacientes adultos, e observou que os indiv\u00edduos que consumiam <strong>por volta de 8 miligramas por dia de zinco<\/strong> em sua alimenta\u00e7\u00e3o apresentaram menor risco de sofrer um derrame.<\/p>\n\n\n\n<p>Em contrapartida, o excesso do mineral nenhum benef\u00edcio ao organismo. Portanto, a ingest\u00e3o regular e equilibrada de alimentos ricos em zinco pode exercer um papel preventivo importante, contribuindo para a manuten\u00e7\u00e3o da sa\u00fade a longo prazo.<\/p>\n\n\n\n<h2 class=\"wp-block-heading\">Como o zinco ajuda a previnir o AVC?<\/h2>\n\n\n\n<p>Em entrevista ao portal Estad\u00e3o, a nutricionista Aline Massensini De Freitas, do Einstein Hospital Israelita, esclareceu que o zinco <strong>&#8220;atua como cofator de enzimas antioxidantes&#8221;<\/strong>. Desta forma, ele auxilia na neutraliza\u00e7\u00e3o de radicais livres, o que ajuda a reduzir o estresse oxidativo nas regi\u00f5es cerebrais e no sistema vascular.<\/p>\n\n\n\n<p>Al\u00e9m disso, o mineral tamb\u00e9m age diretamente na fun\u00e7\u00e3o endotelial, que reveste internamente os vasos sangu\u00edneos, melhorando sua elasticidade e ajudando a manter a press\u00e3o arterial sob controle.<\/p>\n\n\n\n<h2 class=\"wp-block-heading\">Alimentos ricos em zinco<\/h2>\n\n\n\n<p>O zinco est\u00e1 presente em diversos alimentos comuns, facilitando sua inclus\u00e3o na dieta. Pr\u00e9m, para assegurar o consumo suficiente, veja alguns exemplos de alimentos ricos nesse mineral:<\/p>\n\n\n\n<ul class=\"wp-block-list\">\n<li><strong>Carnes:<\/strong> carnes vermelhas (especialmente mi\u00fados), frango e peixes;<\/li>\n\n\n\n<li><strong>Frutos do mar:<\/strong> ostras, camar\u00f5es e mexilh\u00f5es;<\/li>\n\n\n\n<li><strong>Leguminosas:<\/strong> feij\u00e3o, gr\u00e3o-de-bico e lentilha;<\/li>\n\n\n\n<li><strong>Oleaginosas e sementes: <\/strong>castanhas, amendoim, nozes e am\u00eandoas;<\/li>\n\n\n\n<li><strong>Cereais integrais:<\/strong> aveia, arroz e p\u00e3o integral;<\/li>\n\n\n\n<li><strong>Latic\u00ednios: <\/strong>leite e queijos;<\/li>\n\n\n\n<li><strong>Ovos<\/strong>.<\/li>\n<\/ul>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>Tamb\u00e9m conhecido como derrame cerebral, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorre quando o fluxo sangu\u00edneo para o c\u00e9rebro \u00e9 interrompido, seja por um entupimento ou pela ruptura de vasos sangu\u00edneos, e pode causar danos permanentes ou at\u00e9 mesmo a morte. Contudo, estima-se que cerca de 90% dos casos da condi\u00e7\u00e3o podem ser evitados, e a [&hellip;]<\/p>\n","protected":false},"author":14,"featured_media":24927,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"jnews-multi-image_gallery":[],"jnews_single_post":{"format":"standard"},"jnews_primary_category":[],"jnews_social_meta":[],"jnews_override_counter":[],"jnews_post_split":[],"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-24926","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-geral"],"_referencia":"","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/tribunademinas.com.br\/colunas\/maistendencias\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/24926","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/tribunademinas.com.br\/colunas\/maistendencias\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/tribunademinas.com.br\/colunas\/maistendencias\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/tribunademinas.com.br\/colunas\/maistendencias\/wp-json\/wp\/v2\/users\/14"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/tribunademinas.com.br\/colunas\/maistendencias\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=24926"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/tribunademinas.com.br\/colunas\/maistendencias\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/24926\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":24928,"href":"https:\/\/tribunademinas.com.br\/colunas\/maistendencias\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/24926\/revisions\/24928"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/tribunademinas.com.br\/colunas\/maistendencias\/wp-json\/wp\/v2\/media\/24927"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/tribunademinas.com.br\/colunas\/maistendencias\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=24926"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/tribunademinas.com.br\/colunas\/maistendencias\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=24926"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/tribunademinas.com.br\/colunas\/maistendencias\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=24926"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}