{"id":12539,"date":"2026-01-05T09:13:00","date_gmt":"2026-01-05T12:13:00","guid":{"rendered":"https:\/\/tribunademinas.com.br\/colunas\/maistendencias\/?p=12539"},"modified":"2026-01-04T19:18:57","modified_gmt":"2026-01-04T22:18:57","slug":"proteina-associada-a-longevidade-nao-e-carne-nem-frango-ou-peixe","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/tribunademinas.com.br\/colunas\/maistendencias\/proteina-associada-a-longevidade-nao-e-carne-nem-frango-ou-peixe\/","title":{"rendered":"Prote\u00edna associada \u00e0 longevidade n\u00e3o \u00e9 carne, nem frango ou peixe"},"content":{"rendered":"\n<p>Alcan\u00e7ar a longevidade com qualidade \u00e9 o objetivo de muitas pessoas ao redor do mundo. Para alcan\u00e7ar esse feito, diversos fatores entram em jogo, como gen\u00e9tica, estilo de vida, acesso \u00e0 sa\u00fade e, principalmente, a alimenta\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n<p>E foi exatamente neste ponto que um estudo recente chamou aten\u00e7\u00e3o: pesquisadores identificaram que um tipo espec\u00edfico de prote\u00edna est\u00e1 relacionado ao aumento da expectativa de vida \u2014 e n\u00e3o, n\u00e3o se trata de carne, frango ou peixe.<\/p>\n\n\n\n<h2 class=\"wp-block-heading\">Prote\u00edna associada \u00e0 longevidade n\u00e3o \u00e9 carne, nem frango ou peixe<\/h2>\n\n\n\n<p>A pesquisa, conduzida por cientistas da <a href=\"https:\/\/www.sydney.edu.au\/\" target=\"_blank\" rel=\"noopener\"><strong>Universidade de Sydney<\/strong><\/a>, analisou dados de abastecimento alimentar e demografia de 101 pa\u00edses, ao longo de seis d\u00e9cadas, entre os anos de 1961 e 2018. <\/p>\n\n\n\n<p>O foco era compreender se o tipo de prote\u00edna consumida poderia influenciar nos \u00edndices de longevidade das popula\u00e7\u00f5es. <\/p>\n\n\n\n<p>Para isso, os pesquisadores cruzaram informa\u00e7\u00f5es sobre o consumo cal\u00f3rico e nutricional de cada na\u00e7\u00e3o com os dados de expectativa de vida, ajustando vari\u00e1veis como a renda m\u00e9dia e o tamanho populacional de cada pa\u00eds.<\/p>\n\n\n\n<p>Os resultados foram reveladores. Em regi\u00f5es onde a dieta era fortemente baseada em alimentos de origem vegetal \u2014 como leguminosas, tofu e ervilhas \u2014, a expectativa de vida da popula\u00e7\u00e3o adulta era significativamente maior. <\/p>\n\n\n\n<p>Em contraste, nos pa\u00edses com maior consumo de prote\u00ednas animais, observou-se uma redu\u00e7\u00e3o mais expressiva na mortalidade infantil, mas n\u00e3o o mesmo ganho em longevidade entre adultos.<\/p>\n\n\n\n<p>As diferen\u00e7as culturais e alimentares tamb\u00e9m influenciaram os dados. Pa\u00edses como Jap\u00e3o, Gr\u00e9cia e certas regi\u00f5es dos Estados Unidos, onde a dieta vegetal \u00e9 predominante, se destacaram entre os locais com maior tempo m\u00e9dio de vida. <\/p>\n\n\n\n<p>J\u00e1 na\u00e7\u00f5es com alto consumo de carnes, como Estados Unidos, Argentina e Austr\u00e1lia, apresentaram \u00edndices mais modestos nesse quesito.<\/p>\n\n\n\n<h3 class=\"wp-block-heading\">Outros h\u00e1bitos que contribuem para a longevidade<\/h3>\n\n\n\n<p>Al\u00e9m de priorizar prote\u00ednas vegetais na <a href=\"https:\/\/tribunademinas.com.br\/colunas\/maistendencias\/alimentos-que-especialista-em-longevidade-afirma-aumentar-idade-biologica\/\"><strong>alimenta\u00e7\u00e3o<\/strong><\/a>, quem busca viver mais pode adotar outros h\u00e1bitos que contribuem para a longevidade. <\/p>\n\n\n\n<p>Praticar atividades f\u00edsicas regularmente, manter uma rede de apoio social, evitar o consumo excessivo de \u00e1lcool e ultraprocessados, n\u00e3o fumar e dormir bem s\u00e3o pr\u00e1ticas fundamentais. <\/p>\n\n\n\n<p>Al\u00e9m disso, manter o corpo ativo mentalmente e emocionalmente equilibrado tem impacto direto na sa\u00fade a longo prazo.<\/p>\n\n\n\n<p>Embora n\u00e3o exista uma f\u00f3rmula \u00fanica para a longevidade, estudos como esse refor\u00e7am o papel central da alimenta\u00e7\u00e3o \u2014 e apontam que, para viver mais, pode ser interessante olhar com mais aten\u00e7\u00e3o para o que vem do solo, e n\u00e3o apenas do pasto ou do mar.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>Alcan\u00e7ar a longevidade com qualidade \u00e9 o objetivo de muitas pessoas ao redor do mundo. Para alcan\u00e7ar esse feito, diversos fatores entram em jogo, como gen\u00e9tica, estilo de vida, acesso \u00e0 sa\u00fade e, principalmente, a alimenta\u00e7\u00e3o. E foi exatamente neste ponto que um estudo recente chamou aten\u00e7\u00e3o: pesquisadores identificaram que um tipo espec\u00edfico de prote\u00edna [&hellip;]<\/p>\n","protected":false},"author":9,"featured_media":12540,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"jnews-multi-image_gallery":[],"jnews_single_post":{"format":"standard"},"jnews_primary_category":[],"jnews_social_meta":[],"jnews_override_counter":[],"jnews_post_split":[],"footnotes":""},"categories":[84,83],"tags":[],"class_list":["post-12539","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-mais-tendencias","category-colunas"],"_referencia":"","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/tribunademinas.com.br\/colunas\/maistendencias\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/12539","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/tribunademinas.com.br\/colunas\/maistendencias\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/tribunademinas.com.br\/colunas\/maistendencias\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/tribunademinas.com.br\/colunas\/maistendencias\/wp-json\/wp\/v2\/users\/9"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/tribunademinas.com.br\/colunas\/maistendencias\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=12539"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/tribunademinas.com.br\/colunas\/maistendencias\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/12539\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":12544,"href":"https:\/\/tribunademinas.com.br\/colunas\/maistendencias\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/12539\/revisions\/12544"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/tribunademinas.com.br\/colunas\/maistendencias\/wp-json\/wp\/v2\/media\/12540"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/tribunademinas.com.br\/colunas\/maistendencias\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=12539"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/tribunademinas.com.br\/colunas\/maistendencias\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=12539"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/tribunademinas.com.br\/colunas\/maistendencias\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=12539"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}