A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) apresentou nesta quarta-feira (9) uma nova ferramenta de atendimento ao consumidor: um canal no WhatsApp. A iniciativa visa facilitar o registro e o acompanhamento de reclamações relacionadas aos serviços de telecomunicações, oferecendo um meio mais ágil, prático e acessível para os usuários.
O lançamento foi conduzido por Cristiana Camarate, superintendente de Relações com Consumidores da Anatel, e pelo conselheiro Daniel Martins D’Albuquerque, durante a abertura do seminário “Mundo digital: conectando vidas”, evento sediado em Brasília que promove o diálogo entre reguladores, empresas do setor e entidades de defesa do consumidor.
Atendimento por WhatsApp
O novo canal de atendimento da Anatel no WhatsApp está disponível por meio do número 0800 610 1331 ou via link direto. A plataforma permite aos consumidores registrar queixas contra operadoras de telecomunicações, reabrir protocolos quando a solução apresentada não for satisfatória e ainda avaliar a qualidade do atendimento prestado.
De acordo com Cristiana Camarate, a superintendente de Relações com Consumidores, a criação do serviço atende à crescente demanda por meios digitais de contato com a agência. Atualmente, cerca de 70% das interações com o público já são feitas por plataformas online, superando o volume de atendimentos realizados pelo telefone tradicional da Anatel, o 1331.
Canais de atendimento da Anatel
O atendimento pelo WhatsApp, inicialmente, será exclusivo para reclamações — que representam a maioria das demandas da Anatel. A previsão é que, futuramente, o canal também ofereça suporte para dúvidas sobre o setor. Os demais canais, como o app Anatel Consumidor, o site oficial e a central 1331, continuam disponíveis.
A agência também segue firme no combate às práticas abusivas, como ligações indesejadas, exigindo relatórios das operadoras via o novo Sistema Coleta de Dados. Ferramentas como “Qual empresa me ligou?” e “Origem Verificada” seguem ativas para auxiliar na identificação de chamadas suspeitas.