O WhatsApp anunciou oficialmente o novo recurso chamado Privacidade Avançada, uma funcionalidade desenvolvida para aumentar a segurança das mensagens trocadas tanto em conversas individuais quanto em grupos. Apresentada nesta quarta-feira (23), a ferramenta tem como foco impedir que os conteúdos compartilhados pelo aplicativo sejam exportados, o que inclui a restrição do salvamento de imagens no celular e do compartilhamento de conversas para fora da plataforma.
Essa atualização foi divulgada pouco tempo depois de passar por testes na versão beta do WhatsApp e, em um primeiro momento, está sendo liberada apenas para uma parte dos usuários. O principal objetivo do recurso é garantir maior proteção para quem compartilha informações delicadas, como dados de saúde, detalhes financeiros e outros conteúdos sensíveis, oferecendo uma camada adicional de privacidade para que essas conversas não sejam acessadas por terceiros.
Privacidade do WhatsApp
Segundo a Meta, a nova função de segurança adiciona uma barreira extra ao impedir que conversas sejam exportadas ou que arquivos de mídia, como fotos e vídeos, sejam salvos diretamente no armazenamento do celular. Ao tentar compartilhar um chat protegido, o usuário verá a mensagem: “Não é possível exportar a conversa”.
Outro ponto importante é que, com a Privacidade Avançada ativada, as mensagens dessas conversas ficam inacessíveis ao Meta AI. O recurso, porém, é opcional e precisa ser habilitado manualmente em cada chat. Para isso, é necessário abrir a conversa, tocar no nome do contato ou grupo, selecionar a opção “Privacidade avançada da conversa” e então ativar o modo.
A Meta informou que essa nova funcionalidade será distribuída aos poucos para todos os usuários que estiverem utilizando a versão mais atualizada do WhatsApp. A empresa também ressaltou que esta é apenas a fase inicial do recurso e que futuras atualizações trarão ainda mais melhorias à ferramenta.

Outra mudança
Outra atualização importante chegou ao WhatsApp Beta para iOS na versão 25.12.73: a possibilidade de apagar mensagens de maneira definitiva, eliminando também todas as menções subsequentes feitas por outros participantes do grupo.
Anteriormente, mesmo após excluir uma mensagem, partes dela ainda podiam ser visualizadas em referências posteriores, o que colocava em risco a privacidade dos usuários. Com a nova função, todas as menções vinculadas ao conteúdo excluído também desaparecem, oferecendo maior controle sobre o que realmente permanece visível na conversa.