O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) informou que, até outubro de 2024, 200 mil pessoas tinham se inscrevido no Cadastro Único (CadÚnico) por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Entretanto, quase 305 mil cidadãos ainda precisam regularizar sua situação, o que pode comprometer o recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros auxílios. Com isso, famílias em diversas regiões do país e podem ter os pagamentos bloqueados caso não comparecerem ao CRAS dentro dos prazos estabelecidos.
Além disso, a fiscalização tem se intensificado e os beneficiários que não atualizarem suas informações a cada 45 ou 90 dias, dependendo da região, terão o BPC suspenso ou cancelado. Isso porque, a atualização cadastral é fundamental para que os dados do CadÚnico permaneçam válidos e reflitam a realidade dos beneficiários.
É importante mencionar que, em municípios do Rio Grande do Sul que vivem sob situação de calamidade pública, esse processo está suspenso momentaneamente, o que demonstra a flexibilidade adotada pelo Governo Federal diante de situações emergenciais.
Regularize seu CadÚnico
Instituições como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a DataPrev reforçam a importância da atualização cadastral. Outro detalhe importante é que os cidadãos podem verificar se estão com o CadÚnico desregularizado por meio do aplicativo Meu INSS, utilizando o número do CPF para a consulta.
Vale mencionar que o acesso à plataforma permite que o beneficiário confira sua situação e tome as medidas necessárias para evitar a suspensão dos benefícios.
Outro detalhe importante é que na consulta, o usuário poderá visualizar informações como o Número de Identificação Social (NIS), código familiar, data da última atualização e a data limite para uma nova atualização cadastral.
Além disso, para facilitar o acesso, existem duas opções de consulta: a Consulta Simples, que não exige login Gov.BR, e a Consulta Completa, que requer autenticação. Essa flexibilidade garante que mais cidadãos possam regularizar sua situação de forma ágil e segura.