As más línguas costumam dizer que no Brasil só tem duas estações: p verão, o super verão. Não é atua que Cássia Eller já cantava sobre o segundo sol há décadas. Acontece que, quando esquenta, a gente já pensa logo em ligar o ar-condicionado, mas a conta de luz faz quase o terceiro sol nascer. Pensando nisso, estamos aqui com uma série de dicas que podem ajudar você e a sua família a passar por mais esse verão. Fica com a gente!
Trocando o ar-condicionado pelo ventilador
O truque é fácil demais! Primeiro, abra uma janela no cômodo, para fazer o ar de fora circular. Depois, coloca o ventilador na frente dessa janela, para ter uma ventilação melhor. Aí vem a parte principal: pega umas garrafas de água congelada e coloca atrás do ventilador. O ar que passa pelas pás do ventilador é resfriado pelo gelo das garrafas, criando uma brisa geladinha que reduz a sensação de calor.
Essa técnica faz uma corrente de ar frio que deixa a temperatura mais agradável no ambiente. Mas, claro, essa dica funciona melhor em lugares que têm uma boa ventilação natural e quando não está um calor infernal. Se o calor tiver muito forte, pode ser que o ventilador não dê conta. Aí, o que você pode fazer é virar o ventilador para o teto, para espalhar o ar para todo lado e aumentar a sensação de conforto.
A melhor forma de se refrescar economizando
Uma das coisas mais legais desse truque é que ele é super barato! É que, além de ser simples de fazer, ele te ajuda a economizar energia, evitando de ligar o ar-condicionado o tempo todo. Os especialistas dizem que, se você usar o ar, o ideal é deixar a temperatura em 24°C ou mais, porque temperaturas muito baixas fazem a conta de luz virar um monstro.
O ventilador não é igual ao ar-condicionado, mas quebra um galho e tanto para gente lidar com o calor no dia a dia. E com esse truque das garrafas de água congelada e usando a ventilação natural a nosso favor, dá para deixar a casa mais fresquinha sem ter que gastar muito.
Com essas dicas simples e usando o ventilador de um jeito inteligente, você consegue passar por esses dias de calor com conforto, economia e consciência. Afinal, soluções que melhoram a nossa vida e o nosso bolso são sempre bem-vindas, né?”