Três agentes de trânsito da Prefeitura de Olinda foram hostilizados por moradores do bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife, após uma perseguição a um motorista que cometeu infração grave durante o feriado de Tiradentes.
A viatura em que estavam os servidores foi apedrejada, e um dos agentes ficou ferido. A ocorrência aconteceu na última segunda-feira (21) e foi confirmada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Olinda.
De acordo com a prefeitura, a perseguição começou na Avenida Olinda, nas imediações da Ilha do Maruim, após o motorista quase atropelar dois ciclistas em uma ciclofaixa de lazer. O veículo, um Fiat prata, seguiu em direção ao Recife.
Quando finalmente foi interceptado nas proximidades do Espaço Ciência, o condutor revelou que não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e fugiu novamente após ser orientado a sair do carro.
Ferimentos marcaram operação de agentes de trânsito
A ação dos agentes de trânsito continuou, mesmo fora dos limites do município de Olinda, com amparo legal no artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro, que autoriza a continuação da fiscalização se a infração tiver origem no território de jurisdição do agente.
No entanto, ao chegarem em Campo Grande, os servidores foram surpreendidos por moradores que cercaram a viatura, lançaram pedras e forçaram os agentes a deixarem a área.
Com isso, um dos servidores sofreu ferimentos causados pelas pedradas e foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), localizado no bairro de Santo Amaro, onde passou por exame de corpo de delito.
A prefeitura informou que os agentes registraram um boletim de ocorrência na Delegacia do Varadouro, mas, até o momento, a Polícia Civil de Pernambuco não localizou o registro no sistema da corporação. A identidade do motorista também não foi confirmada.
É importante mencionar que a Prefeitura de Olinda reafirmou, em nota oficial, seu repúdio a qualquer ato de violência contra servidores públicos e destacou o compromisso com a segurança viária e o respeito às autoridades de trânsito. Além disso, reforçou a legalidade da atuação dos agentes envolvidos na ocorrência.