A toranja é uma fruta cítrica jamaicana, também conhecida como grapefruit, com sabor agridoce que se destaca mais ainda por sua riqueza em nutrientes como vitamina C, potássio, licopeno, flavonoides e fibras.
Originária da família da laranja, a toranja oferece diversos benefícios para a saúde quando consumida regularmente, mas também exige atenção a algumas contraindicações. Veja, a seguir, uma lista com sete razões para você incluir a toranja na sua alimentação
Sete motivos para comer toranja
- Melhora o funcionamento intestinal: A toranja é rica em fibras e água, por isso estimula a movimentação intestinal e melhora a microbiota. Isso reduz a constipação, promovendo um sistema digestivo mais saudável.
- Aliada da saúde cardiovascular: Aliada do seu coração, a toranja é rica em antioxidantes, por isso, a fruta ajuda a reduzir inflamações no organismo, controlar a pressão arterial e melhorar os níveis de colesterol. Alguns estudos indicam que o consumo regular pode diminuir os riscos de problemas graves, como infartos e AVCs.
- Reforça a imunidade: Os antioxidantes que estão presentes na toranja, aliados às vitaminas C e A, ajudam a fortalecer o sistema imunológico, protegendo o corpo contra bactérias e vírus. As fibras, por sua vez, mantêm a microbiota equilibrada, o que melhora a produção de anticorpos.
- Ajuda no controle de peso: Como essa fruta possui poucas calorias, a toranja promove a saciedade e ajuda a controlar o apetite. Além disso, a alta concentração de água contribui para manter o corpo hidratado e satisfeito.
- Combate o envelhecimento precoce: Aliada da pele, a toranja possui antioxidantes e a vitamina C que ajudam a combater os radicais livres, retardando o envelhecimento. A fruta também melhora a pele, prevenindo sinais de hiperpigmentação e estimulando a produção de colágeno, o que reduz rugas e melhora a hidratação.
- Protege a visão: Com propriedades antioxidantes, a toranja também ajuda a prevenir doenças oculares, como a degeneração macular, promovendo uma visão saudável ao longo do tempo.
- Hidratação natural: Composta majoritariamente por água, essa é uma fruta excelente para manter o corpo hidratado, especialmente quando inserida em uma dieta equilibrada.
Algumas contraindicações
Vale lembrar que apesar de a toranja ter inúmeros benefícios, ela deve ser consumida com moderação. Caso seja consumida em excesso, o ácido cítrico pode causar erosão do esmalte dos dentes. Além disso, a fruta pode interferir na metabolização de medicamentos, como os usados para pressão arterial e colesterol. Pessoas com alergias à fruta também devem evitá-la.