De acordo com a Meteored, os moradores da Região Sul do Brasil precisam se preparar para o retorno das tempestades, com chuvas intensas previstas para os próximos dias. Segundo os especialistas, o fenômeno é resultado da formação de um ciclone no oceano Atlântico, que vai intensificar a instabilidade atmosférica em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Vale mencionar que os volumes de chuva poderão ser elevados, com potencial para transtornos em algumas localidades. Veja como deve ficar o tempo nos próximos dias para a região sul do Brasil.
Tempestades na sexta-feira (24)
Nesta sexta-feira (24), a chuva já começa a ganhar força no extremo sul do Rio Grande do Sul, especialmente em cidades próximas à divisa com o Uruguai, como Dom Pedrito e Bagé, que devem enfrentar temporais logo nas primeiras horas do dia.
Vale mencionar que, à medida que a manhã avança, outras áreas do estado, incluindo Uruguaiana, Alegrete e Pelotas, também entram na zona de risco, com pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas.
No período da tarde, o alerta se estende para Santa Catarina e Paraná, com destaque para a zona oeste catarinense e o centro-sul paranaense, onde as chuvas podem ser de grande intensidade.
Outro detalhe importante é que, além disso, a capital gaúcha, Porto Alegre, está entre as regiões que podem registrar transtornos devido ao calor e à alta umidade transportada do oceano, fatores que aumentam a instabilidade climática.
Fim de semana com tempo instável
Com a formação do ciclone no sábado (25), as chuvas começam a se deslocar para o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Porto Alegre e sua região metropolitana devem ficar em alerta, pois há previsão de chuvas intensas acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem chegar a 50 km/h.
Entretanto, vale mencionar que, no interior do estado gaúcho, a intensidade da chuva deve diminuir ao longo da tarde.
Já em Santa Catarina, áreas como Blumenau e o litoral leste podem enfrentar tempestades severas, enquanto o Paraná, principalmente na zona central e noroeste, terá pancadas de chuva moderadas a fortes.
Enquanto isso, a previsão para o domingo (26) prevê um sistema de alta pressão traz tempo mais firme ao Rio Grande do Sul, mas a umidade residual poderá causar chuvas isoladas em Santa Catarina e no Paraná.