Na edição de 2025 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), foram aprovados 254.899 candidatos na chamada regular, com acesso a 6.851 vagas em cursos de graduação oferecidos por 124 instituições públicas de ensino superior em diversas regiões do Brasil.
De forma inesperada, o curso mais disputado não foi o tradicional curso de Medicina, mas sim Biomedicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com uma relação de 261,33 candidatos por vaga, o curso recebeu 1.568 inscrições para apenas 6 vagas, tornando-se o mais concorrido do Sisu 2025.
Concorrência do SISU
Em seguida, os cursos de Medicina se destacam, com grande concorrência, embora com um número de vagas bem mais alto. O curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná, teve uma relação de 4 candidatos por vaga, com apenas 4 vagas disponíveis. Já o curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, ofereceu 40 vagas.
Outros cursos que também se destacaram pela alta concorrência são Pedagogia na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo e Fisioterapia na UFPR.
Essas universidades, especialmente as federais do Paraná, enfrentam uma concorrência mais acirrada devido ao número limitado de vagas disponibilizadas pelo Sisu, uma vez que também utilizam vestibulares próprios como alternativa de ingresso.
Nota de corte
Vale ressaltar, no entanto, que uma maior concorrência nem sempre indica que o curso seja o mais difícil de ingressar. Isso se deve ao fato de que a nota de corte, que representa a última pontuação aceita, tende a ser mais alta em cursos com maior concorrência. Por exemplo, o curso de Medicina na UEM, apesar de ter uma relação candidato/vaga inferior à Biomedicina na UFPR, apresenta uma nota de corte aproximadamente 40 pontos superior.
A nota de corte é um dos principais fatores que determina a dificuldade real para ingressar em um curso, e tende a ser mais alta, especialmente em cursos com um maior número de vagas. Isso implica que, em certos casos, a concorrência pode ser moldada pela expectativa de pontuação dos candidatos, além da quantidade de vagas disponíveis em cada curso.